Pesquisas do eixo de formação de professores da ANPEd sul (2012)

DSpace Repository

A- A A+

Pesquisas do eixo de formação de professores da ANPEd sul (2012)

Show full item record

Title: Pesquisas do eixo de formação de professores da ANPEd sul (2012)
Author: Guares, Ivone
Abstract: Este trabalho tem como intenção apontar as tendências relativas à categoria de formação de professores com a finalidade de perceber aspectos relevantes sobre os processos de formação de professores na atualidade e apresentar recortes das pesquisas do tipo “Estado do Conhecimento” que serão analisadas e comparadas com os trabalhos apresentados no eixo de Formação de professores, da Regional Sul/2012, vinculado à Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O objetivo central deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é mapear as recorrências das categorias, objetivos, aportes teóricos, abordagens metodológicas, e os principais resultados que versam acerca da formação de professores na ANPEd Regional Sul/2012. Na edição de 2012 da ANPEd Sul, foram apresentados cento e setenta e nove (179) trabalhos, e a partir deles, realizei uma contabilização e categorização a partir do número de autores nacionais e estrangeiros utilizados nos trabalhos, da quantidade de autores e coautores por trabalhos, do número de gêneros (masculino e feminino), do estado e instituição que apresentaram o maior e menor números de trabalhos, bem como uma grande diversidade de dados, que serão apresentados adiante. Considera-se que essa pesquisa se torna importante para evidenciar a formação de professores, pois, fará um recorte temporal limitado ao ano de 2012, com base nos estudos de André (2009), que orientam as análises dos trabalhos, separando-os por meio das seguintes categorias: formação inicial; formação continuada; professor; práticas pedagógicas e de ensino e outros. Os aportes teóricos utilizados para esta pesquisa foram: Romanowski e Ens (2006), Maia e Hobold (2014), Brandt e Hobold (2018), Ferreira (2002), e André (2009; 2010). As pesquisas produzidas acerca da formação de professores na IX ANPEd Regional Sul 2012 apontaram resultados das análises evidenciando que a categoria Professor foi abordada em maior número de trabalhos de pesquisa, o Estado do Rio Grande do Sul possui o maior número de instituições que apresentaram trabalhos no referido evento. No que se refere aos aportes teóricos mais utilizados pelos escritores/pesquisadores, dentro os de nacionalidade brasileira, destacou-se Paulo Freire e, de aportes teóricos estrangeiros mais utilizados, destacou-se Maurice Tardif. Quanto a metodologia os resultados apontaram o grande número de abordagem de cunho qualitativo, o tipo de pesquisa mais utilizada foi bibliográfica e o instrumento de coleta mais utilizado foi a entrevista.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196100
Date: 2018-11


Files in this item

Files Size Format View
ivone guares.pdf 342.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar