Abstract:
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Busquei, com este trabalho, compreender os usos da horta escolar nas práticas pedagógicas de professores dos Anos Iniciais das escolas do município de Florianópolis/SC. Para tanto, procurei contextualizar historicamente os processos de desenvolvimento de hortas escolares no município de Florianópolis, identificando, a partir de mapeamento, as escolas que atualmente possuem esse espaço. Além disso, busquei caracterizar as hortas existentes nas escolas, identificando sua estrutura física, os sujeitos, os tempos, as práticas pedagógicas e/ou projetos educativos desenvolvidos, a fim de perceber as perspectivas de Educação Ambiental (EA) presentes nestes contextos. Considerando a natureza das informações coletadas para esta pesquisa, classifico-a como de natureza qualitativa. Utilizei três tipos de fontes de informação. São elas: documentos (projetos relacionados às hortas escolares do município de Florianópolis); sujeitos (professores e funcionários da instituição escolar e da secretaria da educação do município de Florianópolis) e espaços (horta escolares do município de Florianópolis). Os instrumentos usados para coleta de informações nas respectivas fontes foram análise documental, questionários, entrevistas e observações. Em um primeiro momento, percebi que não existem registros de práticas e atividades formais envolvendo hortas nas escolas municipais de Florianópolis até o ano de 2001, sendo que identifiquei apenas dois projetos formais que trataram sobre o uso da horta nas escolas municipais até 2017. Mediante a devolutiva de 151 professores de 30 escolas que responderam aos questionários, identifiquei que a maioria das escolas do município possui horta escolar. Após a leitura dos questionários, foram selecionadas 05/30 escolas para a realização de um estudo mais aprofundado, no qual foram investigadas a estrutura das hortas bem como as práticas pedagógicas envolvendo as hortas escolares. Identifiquei que, em sua maioria, há hortas de chão, as quais tem manutenção pelas instituições. Foi possível localizar algumas limitações na implementação e manutenção do referido espaço nas escolas, a partir da análise sobre as perspectivas de Educação Ambiental que se faziam presentes nos projetos e/ou trabalhos desenvolvidos nas hortas dessas cinco escolas. Apenas uma escola apresenta um projeto sistematizado para orientar a utilização do espaço, sendo esse dentro de uma perspectiva conservacionista de Educação Ambiental, enquanto que nas demais escolas visitadas a horta era utilizada de acordo com a disponibilidade e interesse dos professores. Concluo que, embora com diversas limitações existentes, o espaço da horta se faz presente nas escolas, sendo esse um aspecto fundamental para se pensar em práticas e melhores condições de uso deste espaço nas escolas municipais de Florianópolis, por exemplo, dentro de uma perspectiva de Educação Ambiental crítica, a qual é defendida neste trabalho |