Experiência pedagógica: as narrativas de uma professora e as culturas infantis

DSpace Repository

A- A A+

Experiência pedagógica: as narrativas de uma professora e as culturas infantis

Show full item record

Title: Experiência pedagógica: as narrativas de uma professora e as culturas infantis
Author: Felisbino, Adriana Mara
Abstract: A pesquisa foi realizada em três creches da Rede Municipal de Florianópolis através dos registros realizados pela pesquisadora no exercício de práticas pedagógicas entre os anos de 2010 a 2013.Essa pesquisa baseia-se em observação e registros de experiência de práticas pedagógicas, Trazendo como pressuposto o processo de experiência vivida com as crianças diariamente, dentro das unidades educativas, buscando a compreensão de como as crianças são atores de reprodução de culturas societais e produtoras das suas próprias culturas. Por isso os objetivos visam compreender as práticas pedagógicas que respeitam as crianças da Educação Infantil como seres humanos que possuem direitos e são produzidos e produtores de culturas. E, ainda busca salientar a atenção para a importância das observações e registros que são sumariamente revelados nessa pesquisa como processos de qualificação do trabalho docente. Ao possibilitarmos diferentes saberes às crianças, abrimos portas para a inventividade, o encantamento, a fantasia, a imaginação, a solidariedade... e assim abrimos as portas para a exploração de pesquisas futuras, que ampliem ainda mais o tema gerado.The survey was conducted in three nurseries of Municipal Florianópolis through the records held by the researcher in the exercise of pedagogical practices between the years 2010 to 2013.Essa research is based on observation and records of experience teaching practices , as Bringing the assumption process of lived experience with children daily, within the educational units, in order to understand how children are actors reproducing societal cultures and producing their own crops . So the goals are to understand the pedagogical practices that respect children from kindergarten as human beings who have rights and are produced and crop producers . And also aims to stress attention to the importance of observations and records that are briefly revealed in this research as the qualification of teaching . When possibilitarmos different knowledge to children , we open doors for inventiveness , enchantment , fantasy , imagination , solidarity ... and thus opened the door to the exploration of future research , which further broaden the topic generated .
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196057
Date: 2013-11-29


Files in this item

Files Size Format View
Adriana Mara Felisbino.pdf 637.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar