A representatividade das minorias nos discursos do ensino de geografia em escolas do Brasil e Portugal

DSpace Repository

A- A A+

A representatividade das minorias nos discursos do ensino de geografia em escolas do Brasil e Portugal

Show full item record

Title: A representatividade das minorias nos discursos do ensino de geografia em escolas do Brasil e Portugal
Author: Rocco, Gabriela Alexandre Custódio
Abstract: Esta pesquisa foi delineada com o intuito de observar e compreender como a representatividade dos grupos minoritários está inserida nos discursos e na prática da educação geográfica, por meio da contextualização do lugar atribuído ao outro , como aquele que está inserido, mas que nem sempre é lembrado no fazer diário da sala de aula. Para tanto, delineou-se um estudo etnográfico em escolas localizadas na Região da Grande Florianópolis, no Brasil, e na Região Metropolitana de Lisboa. Como objetivos específicos, considerou-se: (a) Identificar como o professor de Geografia das escolas pesquisadas apresenta/problematiza a participação dos grupos minoritários que constituem a sociedade atual, nos diferentes contextos da pesquisa; (b) Mapear quais os discursos presentes nos livros didáticos no que se refere à pluralidade social, econômica, cultural, bem como as diversas manifestações da singularidade humana nos contextos educacionais pesquisados, e; (c) Analisar se os documentos que regulamentam as práticas nos contextos da pesquisa orientam o trabalho dos professores no que se refere às discussões que envolvem os grupos marginalizados. Pautou-se o referencial teórico em autores de vertente pós-estruturalista que discutem e trazem a teoria de Michel Foucault à tona, como forma de discutir e compreender as relações, as tensões as desigualdades que constituem os fenômenos sociais. Percorreu-se um caminho investigativo buscando desvendar e compreender quais os discursos que permeiam os documentos, os livros didáticos e o discurso dos professores e chegam até os alunos. Buscou-se nos livros didáticos de Geografia utilizados nas escolas participantes, indícios e respostas que permitissem descobrir/revelar os discursos que se intercruzam e constituem a própria disciplina de Geografia escolar. Realizaram-se entrevistas com professores dessas escolas, com o intuito de conhecer a rotina, as experiências, as vivências com os alunos e o uso do livro didático de Geografia. Os principais resultados levaram a evidências que apontam para os traços que caracterizam o discurso escolar, seja pelo tom marcado pelo viés econômico, os estereótipos ainda presentes nos livros didáticos e na fala dos professores, ou pela ausência do outro que se faz sentir diariamente no cotidiano escolar. Respostas que demonstram como os arranjos discursivos são marcados pela exclusão, pela divisão, pela separação que os tornam normalizados , normatizados , aceitos como únicos, verdadeiros, inquestionados, sejam eles escritos, falados, ou presentes nas relações interpessoais que acontecem dentro e fora da escola. Resultados que aproximam Brasil e Portugal quando se falada dos desafios dos professores frente às minorias em sala de aula e da importância atribuída ao livro didático em ambos com contextos, mas que também os afastam, principalmente quando se observa o modelo educacional colocado em prática, nas salas de aula das escolas de ambos os países. Que no Brasil apontam para reformulações e tentativas de implementar algo novo, diante dos desafios e dificuldades atuais de seu sistema de ensino, e em Portugal, ainda segue um padrão a muito tempo instituído e que pouco se modificou.Abstract : This research was outlined to observe and understand how the representativeness of minority groups is embedded in the discourses and practice of geographic education, through the contextualization of the place attributed to the \"other\", by observing in practice the path to be followed in the daily classroom. For this, an ethnographic study was drawn up in schools located in the Metropolitan area of Florianópolis, Brazil, and in the Metropolitan Region of Lisbon. The Specific objectives were: (a) Identify how the geography teacher of the schools researched, present / problematize the participation of the minority groups that constitute the current society, in the different contexts of the research; (a) Map are the available discourses in the Geography textbooks with regard to social, economic, cultural plurality, as well as the various manifestations of human singularity in the educational contexts researched and; (c) Analyze whether that regulate practices in research contexts guide the work of teachers regarding the discussions involving marginalized groups. The theoretical framework was based on post-structuralist authors who discuss and present Michel Foucault's theory, as a way of discussing and understanding the relations, tensions and inequalities that constitute social phenomena. By taking this way, we have identified how the discourses that permeate the documents, the textbooks, and the speech of the teachers reach the students. For the development of the research, searched in textbooks of Geography used by the participating schools, clues and answers related to the discovery/revelation of the discourses that intersect and constitute the discipline of Geography itself. Interviews were conducted with teachers from these schools in order to collect information about the routine, the experiences with the students and the use of Geography textbooks. The main results show the characteristics of the school discourse, be the tone marked by the economic bias, the stereotypes still present in the textbooks and in the speech of the teachers, or by the absence of the other that is felt daily in school everyday. This path has brought the evidences of the discursive arrangements that are marked by exclusion, division, separation that make them standardized , normalized , accepted as unique, true, unquestioned, whether written, spoken, or present in interpersonal relationships that happen inside and outside the school. Responses that approach Brazil and Portugal when we talk about the current educational model, the challenges faced by teachers towards minorities in the classroom and the importance attributed to the textbook in both contexts, but also distract them, especially when observing the educational model in practice, in the classrooms of the schools of both countries. That in Brazil is directed to reformulations and attempts to implement something new, given the current challenges and difficulties of their education system, and in Portugal, which still follows a long established and little modified standard.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195840
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PGCN0692-T.pdf 30.78Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar