A Linguística do Encontro : Um estudo da leitura como ato

DSpace Repository

A- A A+

A Linguística do Encontro : Um estudo da leitura como ato

Show full item record

Title: A Linguística do Encontro : Um estudo da leitura como ato
Author: Lacerda, Luís Ricardo Miranda
Abstract: A presente pesquisa insere-se nas atividades do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da UFSC; tem como tematização a leitura na educação em linguagem e como delimitação temática a leitura como ato na educação em linguagem. O estudo norteou-se pela seguinte questão-problema: É possível compreender a leitura como ato na Educação Básica em linguagem? Em o sendo, como essa compreensão se delineia teoricamente? Considerada essa questão, o objetivo geral, em estreita convergência com ela, é estudar a proposição teórica da leitura concebida como ato na Educação Básica em linguagem. O foco deste estudo, situado no âmbito da cultura escrita, restringe sua ancoragem teórica à concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975) e seu Círculo e à abordagem histórico-cultural de L. S Vigotski (1896-1934). O primeiro capítulo aborda concepções de sujeito e de língua como enfoques constitutivos da concepção de ato, discutindo o conceito de ato ético nas relações entre subjetividade e alteridade. Como desdobramento, tematiza-se o conceito de encontro da outra palavra e da palavra outra, a partir do filósofo italiano Augusto Ponzio (2010), assumindo-se a “Linguística do Encontro” como fundamento para discussão de implicações conceituais acerca da formação escolar de leitores. Propõe-se, enfim, o ato de ler como encontro de autor e leitor sob a dimensão intersubjetiva da leitura, discutindo-se a dimensão política da leitura e os gêneros do discurso, o que suscita agenciamento dos fios do autor e os fios do leitor nos diferentes propósitos do ato de ler. Finaliza com um enfoque ainda introdutório da leitura como intrassubjetividade. Trata-se de enfoques que sustentam a defesa de uma formação escolar de leitores ancorada na compreensão da leitura como ato de ler.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195035
Date: 2018-12-04


Files in this item

Files Size Format View
A.Linguística.do.encontro.pdf 989.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar