Title: | A internacionalização da pós-graduação brasileira: investimento e avaliação na área de ciências sociais aplicadas |
Author: | Mattos, Luísa Karam de |
Abstract: |
A internacionalização do ensino superior é um tema que tem ganhado destaque no cenário das universidades, principalmente a partir do final do século XX. O que antes era visto como experiência individual de professores e alunos no exterior passou a ser compreendido como um processo de internacionalização que envolve toda a comunidade acadêmica: discentes, docentes, egressos e gestão. As atividades voltadas para a internacionalização são vistas com objetivos não apenas econômicos e políticos, mas também sociais e educativos. Consciente da importância da internacionalização no ensino superior, a CAPES, agência de fomento federal responsável por apoiar e avaliar a pós-graduação brasileira, concede bolsas de estudo para o exterior para alunos e docentes. O investimento realizado por esta agência permite que os beneficiados tenham uma experiência de mobilidade acadêmica. Ao mesmo tempo, este fomento pode auxiliar os programas de pós-graduação a se internacionalizar. Neste cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a internacionalização da pós-graduação brasileira, investimentos e avaliação, realizados pela CAPES, na área de Ciências Sociais Aplicadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas: uma qualitativa, onde foram entrevistados os responsáveis pela concessão de bolsas na CAPES, e pela avaliação dos programas de pós-graduação dentro da área avaliada. E a segunda etapa, caracterizada como quantitativa, correlacionou os investimentos a que este estudo se refere: as bolsas de estudo para o exterior (concedidas pela CAPES), e a avaliação, por meio dos conceitos CAPES dos programas de pós-graduação, divulgados trienalmente por esta agência. O período analisado foi definido de 1998 a 2016, em razão do método de avaliação da CAPES ter sofrido alterações a partir de 1998, e por ser 2016 o último ano avaliado pela CAPES, quando da realização desta pesquisa. Os resultados da etapa qualitativa demonstram que a mobilidade acadêmica, em conjunto com as publicações internacionais, é a principal força para a internacionalização dos programas de pós-graduação. Os resultados da etapa quantitativa, com estatísticas descritivas, correlação e regressão com dados em painel, demonstram que o investimento em bolsas de estudo no exterior possui impacto positivo e estatisticamente significativo na melhoria da nota dos Programas de Pós-Graduação. Abstract : The internationalization of higher education is conquering its field in the universities scenario, especially since the end of the twentieth century. In the past, internationalization was only individual experiences abroad. Later the concept expanded, involving the entire academic community: students, teachers, graduates and management. The activities focused on the internationalization process bring not only economic and politic benefits, but also social and educational advantages. Considering the relevant role of internationalization in higher education, CAPES is a Brazilian federal development agency. This agency is responsible for supporting and evaluating Brazilian postgraduate studies, and distributes grants scholarships abroad for students and professors. This investment allows the beneficiaries to have an experience of academic mobility. At the same time, it is possible that these investments help the graduate programs to internationalize. In this scenario, this research aims to analyze the relationship between the internationalization of Brazilian postgraduate studies, investments and evaluation, considering the scholarships and evaluations by CAPES, in the Applied Social Sciences area. The research was carried out in two stages: a qualitative one, where those responsible for granting scholarships were interviewed at CAPES, and for the evaluation of graduate programs within the area evaluated. And the second stage, characterized as quantitative, correlated the variable investments, were measured as the scholarships granted by CAPES for studies abroad. And the variable evaluation was measured by the CAPES concepts of the graduate programs, released triennially by this agency. The time series period was from 1998 to 2016, due to the fact that the CAPES evaluation method changed since 1998. And also because it 2016 was the last year evaluated by CAPES, when this research was carried out. The results of the qualitative stage demonstrate that academic mobility, together with international publications, are the main forces for the internationalization of graduate programs. The results of the quantitative stage, with descriptive statistics, correlation and regression with panel data, show that the investment in scholarships to study abroad has a statistically significant impact on the improvement of the Postgraduate Program score. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194390 |
Date: | 2018 |
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PCAD1073-D.pdf | 1.679Mb |
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