Tecnologias Sociais: Um estudo de caso do Portal Transparência

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Tecnologias Sociais: Um estudo de caso do Portal Transparência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Serva, Maurício
dc.contributor.author Assis, Mariana Batista
dc.date.accessioned 2019-03-29T18:34:15Z
dc.date.available 2019-03-29T18:34:15Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194360
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Apresenta-se um trabalho cujo objetivo consiste da participação – como componente principal da democracia - das organizações da sociedade civil em criar e promover tecnologia social. O presente trabalho surgiu da necessidade de estabelecer parâmetros para responder a seguinte questão: Se a tecnologia produzida nesta sociedade interessa e fortalece as entidades que prestam serviços a estas camadas sociais – excluídas e marginalizadas, quais os efeitos do Portal Transparência enquanto Tecnologia Social? Para aproximar teórica e empiricamente a tecnologia social no contexto brasileiro foi feito primeiramente uma análise conceitual e histórica de organização da sociedade civil e tecnologia social. Posteriormente foi realizado um estudo de caso de caso do Portal Transparência, com o intuito de identificar ações e parcerias realizadas com instituições privadas e públicas para a promoção dessa Tecnologia Social, e a diversidade de fatores que estão implicados em sua construção e desenvolvimento. Os dados do Estudo de Caso foram extraídos de pesquisas bibliográficas, documentais e entrevista semiestruturada com alguns atores que tiveram participação na criação desenvolvimento e/ou utilização do Portal Transparência. Concluiu-se como principais efeitos desta tecnologia social 1)infraestrutura para as organizações publicizarem sua identidade online, com acesso a selos, ferramentas e conteúdos que as façam refletir sobre seu papel político pedagógico; 2) suporte e reconhecimento do ICOM a nível local (Grande Florianópolis) possibilizando parcerias com universidades e poder público para a promoção da tecnologia social, fragilizando seus efeitos a nível nacional, por limitação geográfica de atuação e recursos humanos; 3) fragilidade de profissionais com expertise de traduzir expectativas das OSCs em tecnologia (software). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Tecnologia Social pt_BR
dc.subject Organização da Sociedade Civil pt_BR
dc.subject Transparência pt_BR
dc.title Tecnologias Sociais: Um estudo de caso do Portal Transparência pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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