Análise e percepção do uso do cartão de crédito e de finanças pessoais de estudantes de graduação

DSpace Repository

A- A A+

Análise e percepção do uso do cartão de crédito e de finanças pessoais de estudantes de graduação

Show full item record

Title: Análise e percepção do uso do cartão de crédito e de finanças pessoais de estudantes de graduação
Author: Silveira, Paula Fernandes
Abstract: A facilidade de acesso ao crédito e os níveis de inadimplência foram os principais responsáveis, em 2008, pela crise financeira nos Estados Unidos. No Brasil, hoje, 60 milhões de pessoas estão inadimplentes, sendo mais da metade das negativações causadas pelo não pagamento da fatura do cartão de crédito. Mesmo diante deste cenário, as instituições financeiras continuam estimulando o uso do crédito através de novas abordagens, como cartões de crédito universitários, direcionando esforços à um público jovem e aparentemente despreparado. Diante deste contexto, o presente trabalho visou descrever, através da percepção dos estudantes de graduação do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina, o uso do cartão de crédito e as finanças pessoais dos estudantes. Através da aplicação de um questionário online e presencial, com 41 perguntas, foram obtidas 364 respostas válidas, distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais e Serviço Social do referido centro, que forneceram respostas sobre suas atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros. A partir da análise dos dados, elaborada com uso dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for Social Sciences (SPSS), foi possível verificar que os estudantes que possuem cartão de crédito são mais educados financeiramente, porém apresentam comportamentos negativos, impactando no seu nível de alfabetização financeira. Assim, destaca-se como principal contribuição do trabalho, evidências necessárias para que a Universidade, Instituições Financeiras e outros agentes interessados tomem medidas necessárias para reverter o baixo nível de alfabetização financeira dos universitários que estão entrando em contato com ferramentas financeiras como o cartão de crédito, de forma a evitar comportamentos de risco como os verificados no presente trabalho.Ease access to credit and the default levels were the main culprits in 2008 for the financial crisis in the United States. In Brazil, today, 60 million people are in default, more than half of them because of non-payment of the credit card bill. Even in this scenario, financial institutions continue to encourage the use of credit through new approaches, such as credit cards for the undergraduates, directing efforts to a young and unprepared public. In this context, the present study aimed to describe the use of credit card and the individuals' financial literacy, through the perception of undergraduate students of the Socioeconomic Center (CSE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Through the application of an online and in person questionnaire with 41 questions, 364 valid answers were obtained, distributed among the courses of Administration, Accounting, Economics, International Relations and Social Service of the referred university, which provided answers on their financial attitudes, behaviors and knowledge. In addition, it was possible to identify whether the students surveyed carry out financial planning and control, their investor profile, their level of financial literacy and whether there is any risk behavior when using the credit card. Based on data analysis, using Microsoft Excel software and the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, it was possible to verify that students who have credit cards are more financially educated, but tend to present negative behaviors, affecting their level of financial literacy. Therefore, the main contribution of the present study is to highlight evidences for the University, Financial Institutions and other stakeholders to take the necessary measures to reverse the low level of financial literacy of university students who are coming in contact with financial tools such as credit card, in order to avoid defaults and risk behaviors such as those verified in the results of the study, avoiding at the same time a new financial crisis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194357
Date: 2018-11-26


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC versão final - paula.pdf 1.085Mb PDF View/Open TCC PAULA FERNANDES SILVEIRA

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar