Plano de Marketing para o Lançamento do Curso Online de Leilões de Imóveis

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Plano de Marketing para o Lançamento do Curso Online de Leilões de Imóveis

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Title: Plano de Marketing para o Lançamento do Curso Online de Leilões de Imóveis
Author: Gaio, Isabela Rosa; Sassi, Bruno De Arantes Leite
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para o curso online de arrematação de imóveis em leilão com base nos dados coletados em um teste de mercado realizado pelo produtor do curso. Desta forma, após a busca de um referencial teórico para embasar a estrutura do Plano de Marketing proposto, utilizou-se a análise documental como método de pesquisa e técnica de coleta, visto que a principal fonte de informações para produção do trabalho foram os relatórios gerenciais do teste supracitado. A partir da análise do ambiente, destaca-se como ponto forte a expertise do produtor neste nicho de investimento e como ponto fraco a baixa credibilidade da marca, possivelmente causada pela ausência de histórico de atuação. Em contrapartida, destaca-se como oportunidade a aparente baixa utilização de ferramentas de marketing digital pela concorrência e como ameaça um possível agravamento da situação econômica nacional e aversão a imóveis devido à baixa liquidez desses ativos. Os resultados da análise da situação levaram ao entendimento de que a segmentação do público alvo não foi compatível ao posicionamento inicial do produto e, portanto, foi proposta uma nova abordagem, posicionando o produto como referência no mercado. Os objetivos definidos foram a melhora na atração do público, aumento da credibilidade da marca e conversão do público para clientes e, para isso, foram recomendadas diversas ações para o ajuste do composto de marketing. As principais foram a expansão do conteúdo do curso, desenvolvimento de um sistema de suporte pós-venda aos clientes e ajustes de preço e comunicação. Por fim, concluiu-se que um plano de marketing para o lançamento do curso online de investimento em leilões de imóveis é fundamental e, apesar de sugeridas mudanças significativas, a correção na estratégia de traçada possibilitaria a entrada no mercado de forma bem-sucedida.This work had as main objective the development of a marketing plan for the real estate auctioning online course based on the data collected in a market test carried out by the producer of the course. Therefore, after providing theoretical reference to support the structure of the proposed Marketing Plan, since the main source of information for the production of the work were the managerial reports of the aforementioned test, documentary analysis was used as a research method and data collection technique. Based on the analysis of the environment, the producer's expertise in this investment niche stands out as a strength and the low credibility of the brand as a weakness, possibly for lack of history of performance. On the other hand, the apparent lack of digital marketing tools by competition stands out as an opportunity and a possible worsening of the national economic situation and aversion to real estate due to the low liquidity of these assets stands out as a treat. The results of the situation analysis led to the understanding that the segmentation of the target audience was not compatible with the initial positioning of the product and, therefore, a new approach was proposed, positioning the product as a reference in the market. The objectives defined were to improve the public's attraction, increase brand credibility and convert the public to customers, and for this, several actions were recommended to adjust the marketing mix. The main ones were the expansion of the course’s content, development of an after sales support system and adjustments of price and communication. Finally, it was concluded that a marketing plan for the launch of the real estate auctioning online course is fundamental and, despite significant changes suggested, corrections would enable it to enter the market successfully.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194353
Date: 2018-11-27


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