Title: | “A onda é reciclar” Programa de gestão de resíduos de uma empresa do setor elétrico |
Author: | Sheguti, Cristiane Ayumi; Pelozin, Fernanda |
Abstract: |
O objetivo do presente artigo foi apresentar o processo de criação e implantação de um programa de gestão de resíduos, denominado “A Onda é Reciclar”, que é desenvolvido na sede da Engie Brasil Energia, em Florianópolis, SC. Por meio de um estudo de caso, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados, análise documental e entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na elaboração do projeto, colaboradores e empresa parceira, descreveu-se como ocorreram os processos de criação, implantação, desenvolvimento e sensibilização dos colaboradores da empresa ao programa, além dos possíveis impactos e desafios do mesmo. Também buscou-se analisar as principais percepções dos empregados sobre esta iniciativa. Os resultados demonstraram que o índice de reciclagem da sede aumentou para 92% em apenas três meses de implantação do programa, sendo que a maioria dos colaboradores compreende a sua importância e estão envolvidos neste processo. Além disso, é de fácil implantação e baixo custo. Dentre seus desafios estão a conscientização das pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente e a busca por empresas parceiras que possuam as certificações necessárias para dar a destinação correta aos resíduos. This article has the objective of increase the knowledge about the process of creation and implementation of a waste management program, called "A Onda é Reciclar", which is developed at the headquarters of Engie Brasil Energia, in Florianópolis, SC. Based on a case study, using as instruments for data collection, documentary analysis and semi-structured interviews with those involved in the design of the project, employees and partner company, it was described how the processes of creation, implementation, development and awareness of the company's employees to the program, besides the possible impacts and challenges of it. It was sought to analyze the main perceptions of employees about this initiative. The results showed that the seat recycling index increased to 92% in just three months of program implementation, and most of the employees understand their importance and are involved in this process. In addition, it is easy to deploy and low cost. Among its challenges are the awareness of people about the importance of caring for the environment and the search for partner companies that have the necessary certifications to give the correct destination to the waste. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194343 |
Date: | 2018-11-27 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC_Final.pdf | 430.3Kb |
View/ |