Fatores que Influenciam a Ida de Torcedores Avaianos ao Estádio Aderbal Ramos da Silva em Dia de Jogos do Avaí Futebol Clube

DSpace Repository

A- A A+

Fatores que Influenciam a Ida de Torcedores Avaianos ao Estádio Aderbal Ramos da Silva em Dia de Jogos do Avaí Futebol Clube

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Petroll, Martin de La Martinière
dc.contributor.author Gonzaga, André Martins
dc.contributor.author Santos, João Vitor
dc.date.accessioned 2019-03-29T17:58:24Z
dc.date.available 2019-03-29T17:58:24Z
dc.date.issued 2018-11-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194340
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O estudo presente se focou em entender quais fatores apresentam um efeito importante na intenção de ida e retorno a estádios de futebol, sendo um trabalho realizado com a torcida do Avaí Futebol Clube e focado em 3 pontos principais, os fatores decorrentes do campeonato, dos fatores sociais e dos fatores de serviço ofertados durante as partidas. Para a compreensão destes fatores foi realizado uma pesquisa de opinião com os torcedores e análise de série histórica de 10 anos de público dos jogos, sendo feitas análises de diversas perspectivas, que envolveram os sócios e não sócios, o cruzamento de afirmações com a intenção de retorno no futuro e a análise de significância de médias de alguns fatores dos públicos totais de jogos em 10 anos. Como principais resultados, constatou-se que existe uma insatisfação muito grande dos torcedores com a “precificação do ingresso”, “estacionamento do estádio” e o “serviço de alimentação”, porém constatou-se que os aspectos sociais que rondam o espetáculo esportivo são tidos pelos torcedores como um fator muito importante na experiência de ir ao estádio, sendo que este último aspecto junto aos aspectos “controle dos torcedores” e “satisfação dos torcedores” apresentaram tendência de correlação positiva com a variável de intenção de retorno ao estádio. Por fim constatou-se que jogos contra times considerados “grandes” tem o mesmo peso que jogos contra rivais (clássicos); se no último jogo o Avaí ganhou, a chance de ter um maior público no estádio avaiano no próximo jogo é maior do que se o time tivesse empatado ou perdido; e o final do campeonato traz mais público ao estádio do que no meio ou começo. pt_BR
dc.format.extent 75 f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Avaí Futebol Clube pt_BR
dc.subject Comportamento do Consumidor pt_BR
dc.subject Marketing Esportivo pt_BR
dc.title Fatores que Influenciam a Ida de Torcedores Avaianos ao Estádio Aderbal Ramos da Silva em Dia de Jogos do Avaí Futebol Clube pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Fatores_que_influenciam1.pdf 1.067Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar