A economia circular e o movimento slow fashion: um estudo de caso da marca NATU.

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Title: A economia circular e o movimento slow fashion: um estudo de caso da marca NATU.
Author: Santa Helena, Thaís Miranda
Abstract: A economia circular e o slow fashion são ações estratégicas para se pensar a respeito da sociedade de risco, que foi consolidada na ideia de “extrair, consumir e descartar”. Estudos apontam que 136 mil toneladas de retalhos têxteis por ano são descartados em lixões no Brasil. A partir disso, o objetivo desse artigo é identificar como o slow fashion contribui para a economia circular. Para tal, foi realizada revisão bibliográfica, entrevista em profundidade com a fundadora da Natu, uma marca de vestuário feminino que aplica o conceito de slow fashion, e observações de campo acompanhando todo o processo de fabricação e de exposição dos produtos da marca e do conceito de slow fashion para os seus clientes. Foi possível constatar, com esse estudo de caso, que o processo do slow fashion possui uma participação ativa nas questões que envolvem sustentabilidade, desde o design do produto até a entrega ao consumidor final. Além disso, é reconhecida uma grande similaridade entre o processo produtivo do slow fashion e da economia circular, ficando evidente a importância da prática da primeira para o resultado da segunda.The circular economy and the slow fashion are strategic actions to think about the society of risk that was consolidated based on"to extract, to consume and throw away". Researches indicate that 136 thousand tons of textile flaps per year are disposed of in dumps in Brazil. From this, the objective of this article is to identify how the slow fashion contributes to the circular economy. For this, we performed a literature review, in-depth interview with the founder of Natu, one female clothing brand that applies the concept of slow fashion, and field observations following the whole manufacturing process and the exposure of the brand products and the concept of slow fashion for its customers. It was possible to verify, with this case study, that the slow fashion process has an active participation in the questions that involve sustainability, from the design of the product to the delivery to the final consumer. In addition, a great similarity is recognized between the productive process of slow fashion and the circular economy, being evident the importance of the practice of the first to the result of the second.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194336
Date: 2018-11-21


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