A Percepção dos graduandos quanto ao Curso de Administração da UFSC/CSE/CAD: Uma avaliação das competências e habilidades adquiridas no Curso frente aos novos desafios educacionais e societários

DSpace Repository

A- A A+

A Percepção dos graduandos quanto ao Curso de Administração da UFSC/CSE/CAD: Uma avaliação das competências e habilidades adquiridas no Curso frente aos novos desafios educacionais e societários

Show full item record

Title: A Percepção dos graduandos quanto ao Curso de Administração da UFSC/CSE/CAD: Uma avaliação das competências e habilidades adquiridas no Curso frente aos novos desafios educacionais e societários
Author: Ferreira; Costa, Alexsandro Jair; Jonathan Guimarães da
Abstract: O presente trabalho pesquisa a percepção dos graduandos quanto à sua formação no Curso de Administração da UFSC/CSE/CAD. O Objetivo Geral compreendeu: “analisar, na percepção dos graduandos, se o Curso de Administração da UFSC/CAD, possibilitou o aprendizado das competências e habilidades exigidas para o formando frente aos novos desafios educacionais e societários”. A fundamentação teórica abordou, entre outros temas a Formação das Competências e Habilidades do Administrador e os Novos Desafios Educacionais e Societários para o Administrador: a Era Digital, a Quarta Revolução Industrial e a Sustentabilidade. Os Procedimentos Metodológicos classificam o estudo como pesquisa aplicada, descritiva, pesquisa quali-quantitativa, pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os resultados apontaram que: i) a legislação da Profissão e do Curso caracterizam-se por um perfil normativo e racional, sem estabelecer a formação de competências e habilidades frente aos novos desafios educacionais e societários; ii) a legislação da UFSC e as ações do CAD atendem parcialmente as necessidades da formação das capacidades humanas e da emancipação humana; iii) os Discentes pesquisados, alunos do Curso, consideram-se apenas parcialmente capacitados frente aos desafios do empreendedorismo e para os novos desafios do mercado de trabalho. Concluiu-se que o CAD precisa atualizar-se, capacitar-se e ampliar suas ações para adequar seu papel educacional, de modo a fortalecer a capacitação discente. Ao final, o trabalho listou algumas sugestões que podem ser úteis às partes interessadas, UFSC, CAD e Discentes.The present study investigates the students' perception of their education in the Administration Course of UFSC/CSE/CAD. The General Objective included: "to analyse, in the students' perception, whether the UFSC/CAD Administration Course made possible the learning of the competencies and skills required for the education in face of the new societal challenges." The theoretical background addressed, among other topics, the formation of skills and skills of the Administrator and the new educational and corporate challenges for the Administrator: the Digital Age, the Fourth Industrial Revolution and Sustainability. The Methodological Procedures classify the study as applied research, descriptive, qualitative-quantitative research, bibliographical and documentary research, field research, with application of questionnaires. The results indicated that: i) the legislation of the profession and the course are characterized by a normative and rational profile, without establishing the formation of skills and abilities in the face of new educational and societal challenges; ii) UFSC legislation and CAD actions partially meet the needs of human capacity building and human emancipation; iii) the researched students, students of the course, are only partially qualified to face the challenges of entrepreneurship and the new challenges of the work market. It was concluded that the CAD needs to update itself, train itself and expand its actions to adapt its educational role, in order to strengthen student training. At the end, the work listed some suggestions that may be useful to interested parties, UFSC, CAD and Students.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194284
Date: 2018-11-20


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC CERTO para postagem.pdf 1.083Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão do curso de Administração UFSC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar