Plano de Negócio para testar a viabilidade econômico-financeira da abertura de uma pousada no bairro Rio Vermelho

DSpace Repository

A- A A+

Plano de Negócio para testar a viabilidade econômico-financeira da abertura de uma pousada no bairro Rio Vermelho

Show full item record

Title: Plano de Negócio para testar a viabilidade econômico-financeira da abertura de uma pousada no bairro Rio Vermelho
Author: Lima, Lucas Santos
Abstract: Em tempos de crise no país a quantidade de novos empreendedores que buscam uma alternativa aos números do desemprego cresce a cada dia. Isso torna o mercado empreendedor mais competitivo e demanda inovação nos mais diversos setores. Além disso, obter certezas e respostas concretas em um cenário econômico frágil, onde a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas é alta, se torna uma missão cautelosa. Segundo dados do SEBRAE (2004) (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), 56% das micro e pequenas empresas vêm à falência antes de completar três anos de vida. Tal fato indica que o empreendedor brasileiro apresenta um perfil pouco desenvolvido, de como gerir e administrar a sua empresa. Esses dados apontam para a importância do planejamento, coleta e análise de informações para se obter sucesso. No mundo, o mercado de turismo cresceu 4% nos primeiros quatro meses de 2015, segundo a Organização Mundial de Turismo (UNWTO). Em 2016 os dados seguem o crescimento registrado com uma média de 4,5% desde 2010. O crescimento mais forte, de 6%, foi registrado nas Américas, seguido por Europa, Ásia e Pacífico e Oriente Médio, explicitando que esse nicho de mercado consolida bons resultados mundialmente. Segundo o secretário-geral da Unwto, Taleb Rifai: “essa é a prova de que este é um setor econômico surpreendentemente resiliente e que contribui de maneira sempre mais decisiva para o desenvolvimento de países em todo o mundo” (RIFAI, 2015). No Brasil essa realidade não é diferente. O turismo no país cresceu 4,3% de 2015 para 2016, segundo Anuário Estatístico do Turismo (2017) do Ministério do Turismo, acompanhando o crescimento global. Já no estado de Santa Catarina o crescimento no setor foi de 36,6% de 2015 para 2016. Bem acima da média global ou brasileira, demonstrando um grande potencial de mercado na região. Florianópolis vem se consolidando como um dos destinos turísticos mais requisitados não só por turistas brasileiros, mas também estrangeiros, sendo constantemente citada em importantes meios de comunicação nacionais e 12 internacionais. Segundo pesquisa do TripAdvisor, a cidade ficou com o 4º lugar entre os 10 principais destinos turísticos do Brasil. Mostrando seu potencial e com o mesmo vem a necessidade de investimento em infraestrutura e qualificação de mão de obra. Criando oportunidades para oferecer produtos e serviços voltados a este segmento de mercado. Dentro do mercado do turismo, o setor de hospedagem acompanha seu crescimento em mesma proporção, lado a lado. Florianópolis proporciona opções de acomodações para os mais diversos públicos, desde Resorts de luxo voltados para o público familiar em busca de tranquilidade e atendimento all inclusive, até a hospedagem domiciliar ou hostels para aqueles jovens viajantes que estão em busca de mais agito, novas experiências e preços de acomodações mais acessíveis. A pousada se encontra no centro desses dois tipos de estabelecimento, tendo a possibilidade de focar nos mais diversos públicos alvo. Pensando nessa flexibilidade, também no potencial de mercado que o turismo em Florianópolis oferece e focando no público com poder aquisitivo mais alto, que renderia um maior tíquete médio, começa a surgir a ideia de uma Pousada com uma estrutura de atendimento personalizada e de não mais que 15 acomodações, voltada ao público com estilo de vida de surf, que é outro grande atrativo do local. Tal negócio além de possuir um potencial de retorno para o gestor, também acarreta em um potencial sócio – econômico para a região que será implementado, pois será fonte de emprego e renda para todos aqueles que estiverem interagindo economicamente com a pousada. Sendo assim, para se construir uma pousada que ofereça conforto e segurança em um ambiente agradável aos seus hóspedes é fundamental uma análise do ambiente externo e das perspectivas de crescimento do setor. Para se obter tais informações o mais indicado é a elaboração de um plano de negócios, pois este avalia as viabilidades técnica, econômica e financeira, através de informações seguras e métodos pré-determinados e testados. Além disso, um plano de negócios é fundamental para a captação de financiamentos, pois o mesmo demonstra a viabilidade do futuro empreendimento, auxiliando na tomada de decisões a partir de um planejamento estratégico, por isso optou-se pela elaboração de um plano de negócios para se avaliar a viabilidade de implantação de uma pousada na Grande Florianópolis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194275
Date: 2018-11-26


Files in this item

Files Size Format View
Não-permisssão.pdf 93.03Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar