Distresse moral dos enfermeiros em unidade de pronto atendimento e emergências

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Title: Distresse moral dos enfermeiros em unidade de pronto atendimento e emergências
Author: Trombetta, Ana Paula
Abstract: O distresse moral está presente na rotina de muitos enfermeiros que atuam em unidades de urgência-emergência e pronto atendimento e é vivenciado de maneira singular, sendo processual e integrado às situações de deliberação moral na prática assistencial. Apresentou como objetivos verificar aplicabilidade da escala de distresse moral nos contextos de urgência-emergência e pronto atendimento, analisar intensidade e frequência de distresse em enfermeiros no contexto específico e analisar as formas de enfrentamento e deliberação moral. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. Quantitativa metodológica com aplicabilidade da escala de distresse moral e quantitativa transversal, com análise da intensidade e frequência e correlações do objeto com variáveis sociodemográficas e laborais. A coleta ocorreu de novembro de 2015 até junho de 2016, com 207 participantes de diferentes regiões do país. Utilizou-se análise fatorial, Alfa de Cronbach e testes de associação não paramétricos. A etapa qualitativa foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, de novembro 2016 até março 2017, com 21 enfermeiros de dois hospitais estaduais da Grande Florianópolis, sendo que destes 08 também atuavam em unidades de pronto atendimento. A análise foi textual discursiva. Em relação aos resultados quantitativos, a versão validada do instrumento obteve Alfa de Cronbach de 0,978, correspondendo à consistência interna adequada, com 43 questões do instrumento original que identificam as situações geradoras de distresse moral nos enfermeiros e foram agrupadas em 08 constructos: Cuidado Seguro e Qualificado, Condições de Trabalho, Defesa de Valores e Direitos, Infrações Éticas, Equipes de Trabalho, Conflito com a Gestão, Conflito Pessoal e Competência Profissional. A construção de um instrumento específico é importante na identificação do distresse moral e favorece as discussões e reflexões. Destacam-se as causas geradoras de distresse moral em intensidade: omissão por parte médica; sobrecarga de trabalho e quantitativo reduzido de profissionais; sentir-se pressionado a agir diante de situação que não pode intervir. E em relação à frequência, voltado às ações educativas destinadas ao usuário serem insuficientes. Houve associações entre constructos e variáveis do instrumento com destaque para enfermeiros com menor tempo de formação, apresentaram maior distresse quando não possuem suporte nas decisões prática assistencial e enfermeiros com maior tempo de atuação por vivenciarem maior distresse quando confrontados com questões éticas. Dos resultados qualitativos concluí-se que os profissionais desenvolvem estratégias para minimizar o sofrimento e lidar com situações de conflito, que não representam uma abordagem coletiva e consciente do problema ou intervenções planejadas sobre suas causas. Dentre os elementos que embasam a deliberação moral destacam-se a defesa dos interesses e necessidades dos pacientes, a prática acordada junto à equipe, a experiência profissional, a prática estabelecida no serviço e na instituição e a defesa dos interesses e imagem profissional, além do código de ética profissional, princípios éticos e bioéticos e bases teóricas adquiridas na formação. O estudo trouxe contribuições para o marco conceitual utilizado e ampliou a compreensão sobre o distresse moral no tipo de serviço de saúde selecionado, porém o reconhecimento do distresse moral e a problematização do mesmo na prática ainda é um grande desafio para os enfermeiros.Abstract : Moral distress is present in the routine of many nurses who work in urgency-emergency and prompt care units and are experienced in a singular way, being procedural and integrated to situations of moral deliberation in the practice of care. The objective of this study was to verify the applicability of the moral distress scale in the emergency and emergency care contexts, to analyze the intensity and frequency of distress in nurses in the specific context, and to analyze the forms of moral confrontation and deliberation. The study was developed in two stages. Methodological quantitative with applicability of the scale of moral and quantitative transversal distress, with analysis of intensity and frequency and correlations of the object with sociodemographic and labor variables. The collection took place from November 2015 to June 2016, with 207 participants from different regions of the country. Factorial analysis, Cronbach's Alpha and non-parametric association tests were used. The qualitative stage was developed through semi-structured interviews, from November 2016 to March 2017, with 21 nurses from two state hospitals of Greater Florianópolis, of whom 08 also worked in emergency care units. The analysis was textual discursive. Regarding the quantitative results, the validated version of the instrument obtained Cronbach's alpha of 0.978, corresponding to the adequate internal consistency, with 43 questions from the original instrument that identify the situations generating moral distress in the nurses and were grouped into 08 constructs: Qualified, Working Conditions, Defense of Values and Rights, Ethical Offenses, Work Teams, Conflict with Management, Personal Conflict and Professional Competence. The construction of a specific instrument is important in the identification of moral distress and favors discussions and reflections. The causes of moral distress in intensity are highlighted: medical omission; work overload and reduced quantitative of professionals; feel pressured to act in a situation that can not intervene. And in relation to frequency, aimed at educational actions aimed at the user are insufficient. There were associations between constructs and variables of the instrument, with emphasis on nurses with shorter training time, greater distress when they did not have support in practical care decisions, and nurses with more time to perform because they experienced greater distress when faced with ethical issues. From the qualitative results it was concluded that professionals develop strategies to minimize suffering and deal with conflict situations, which do not represent a collective and conscious approach to the problem or planned interventions on its causes. Among the elements that support moral deliberation are the defense of patients' interests and needs, agreed practice with the team, professional experience, practice established in the service and institution and the defense of interests and professional image, besides the code of professional ethics, ethical and bioethical principles, and theoretical foundations in training. The study has contributed to the conceptual framework used and broadened the understanding about moral distress in the type of health service selected, but the recognition of moral distress and its problematization in practice is still a great challenge for nurses.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193992
Date: 2017


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