Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação

DSpace Repository

A- A A+

Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação

Show full item record

Title: Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
Author: Schmitt, Jeovani
Abstract: O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para mensurar otraço latente propensão à evasão no ensino superior, na modalidade deensino presencial. A pesquisa foi executada em três etapas: a 1a. etapa, teórica,compreendeu a revisão de literatura. Com base na teoria da integraçãodo estudante de Vicent Tinto, e estudos nacionais e internacionais sobreevasão, apresentou-se um modelo conceitual para estudar o fenômeno,considerando quatro aspectos da integração do aluno ao sistema social eacadêmico: curso e conteúdo, estrutura e apoio da instituição, ambienteescolar e fatores pessoais. Um instrumento de medida foi elaborado com29 itens, e submetido à análise semântica e de juízes para validação deconteúdo. A 2a. etapa, empírica, incluiu o planejamento e aplicação do instrumentoa uma amostra de 789 alunos de graduação de uma instituição públicabrasileira. Na 3a. etapa, analítica, foram verificadas: a) a dimensionalidade doinstrumento; b) a análise dos itens por meio do Modelo de RespostaGradual de Samejima da Teoria da Resposta ao Item; c) as evidências devalidade e confiabilidade do conjunto de itens; e d) a construção daescala de propensão à evasão. A suposição inicial sobre a existência de uma dimensão fatorial dominante na estrutura dos dados foi confirmada, e, através da Teoria daResposta ao Item, realizou-se a análise psicométrica dos itens. A escalaobtida apresentou excelente precisão, avaliada por meio do coeficientealfa de Cronbach (a = 0,92) e da curva de informação do teste. Comapoio de especialistas no construto, apresentou-se a interpretação para ouso da escala, definindo-se quatro níveis de propensão: alta, moderada,baixa e muito baixa. Por fim, conclui-se que os resultados mostram evidências de validadepara um instrumento com 27 itens, com potencial para auxiliar asinstituições de ensino superior no planejamento de ações e programasinstitucionais permanentes de combate à evasão em cursos degraduação.Abstract : The purpose of this study was to develop an instrument to measure thelatent trait propensity to drop out in higher education in the face-to-faceteaching modality.The research was carried out in three stages: The 1st stage, theoretical,encompassed the literature review. Based on the theory of student? sintegration from Vicent Tinto, and national and international studies onschool dropout, a conceptual model was presented to study thephenomenon, considering four aspects of the student? s integration intothe social and academic system: course and content, structure andsupport of the institution, school environment, and personal factors. Ameasurement instrument with 29 items was developed and submitted tojudges? analysis and semantic analysis for content validity.The 2nd stage, empirical, included the planning and application of theinstrument to a sample of 789 undergraduate students of a publicinstitution in Brazil.The 3rd stage, analytical, allowed the researcher to: a) verify thedimensionality of the instrument; b) analyze the items using theSamejima Graded Response Model of the Item Response Theory; c)verify evidences of validity and reliability of the set of items; and d)construct the scale of student propensity to drop out.The initial assumption about the existence of a dominant factorialdimension in the data structure was confirmed, and through the ItemResponse Theory, the psychometric analysis of the items wasperformed. The scale obtained presented excellent reliability, accordingto the Cronbach? s alpha coefficient (a = 0.92)and the test informationcurve. With the support of specialists in the construct, the interpretationfor the use of the scale was presented, thus, four levels of propensitywere defined: high, moderate, low, and very low.Finally, the results revealed the validity for an instrument with 27 items,with the potential to assist education institutions in the planning ofpermanent institutional actions and programs to prevent students? dropout of undergraduate courses.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193967
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEPS5709-T.pdf 1.474Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar