Asseguração dos relatórios de sustentabilidade no Brasil: fatores que podem influenciar a sua ocorrência

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Title: Asseguração dos relatórios de sustentabilidade no Brasil: fatores que podem influenciar a sua ocorrência
Author: Silveira, Gabriela Borges
Abstract: O objetivo do presente estudo é analisar os fatores que podem influenciar a ocorrência da asseguração dos relatórios de sustentabilidade (RSs). A amostra foi composta pelas empresas listadas na B3 que divulgaram relatórios durante o período de 2012 a 2016. Os fatores explicativos da asseguração dos RSs foram consubstanciados na Teoria da Legitimidade, que são: Setor Ambientalmente Sensível, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative e Oportunidade de Crescimento. Além das variáveis que controlam as características das empresas apontadas pela literatura, que são: Tamanho, Rentabilidade, Endividamento e Setor. Com a intenção de verificar a ocorrência da asseguração dos RSs no decorrer do tempo, recorreu-se a regressão logística com dados em painel de efeitos aleatórios. Os resultados evidenciaram que Setor de Médio impacto ambiental, Pressão do Setor, Comitê de Sustentabilidade, as diretrizes da GRI, Tamanho e Endividamento são variáveis que podem influenciar a probabilidade de ocorrência da asseguração externa do reporte de sustentabilidade; o que levou esta pesquisa a não rejeitar as hipóteses H1, H2, H3 e H4. Desse modo, asseguração dos RSs pode ser influenciada pelas seguintes condições corporativas: a) classificação setorial diferenciada quanto à dimensão ambiental; b) comportamento derivado de forças miméticas, ou seja, quando uma determinada prática é amplamente adotada em uma mesma indústria, setor ou país; c) por comitês instituídos no Conselho da Administração que gerenciam e monitoram as questões de sustentabilidade; e d) relatórios elaborados de acordo com diretrizes da GRI. Por outro lado, não foi encontrada relação entre assegurar os RSs e as demais variáveis analisadas no estudo. Pela ótica da Teoria da Legitimidade, os resultados predizem que; além da necessidade de aumentar a confiança do usuário; as empresas podem estar sujeitas a um ambiente de legitimação caracterizado pelas expectativas e pressões da sociedade diante do impacto ambiental causado pelo desempenho de suas atividades operacionais, da pressão exercida pelo seu setor de atuação e da sua experiência e qualidade na divulgação do RS.. Desse modo, a asseguração externa dos RSs se constitui em uma ferramenta eficaz no aumento do nível de legitimidade das organizações à medida que esta prática se desenvolve em ambientes onde as empresas desempenham melhor suas práticas de sustentabilidade.Abstract : The objective of the present study is to investigate the factors influencing the assurance on Sustainability Reports (SRA). The sample was composed by companies that reported between 2012 and 2016. The explanatory factors for the SRA were based on the Theory of Legitimacy, which are: Environmentally Sensitive Sector, Sector Pressure, Sustainability Committee, Global Reporting Initiative and Growth Opportunity. In addition to control variables indicated in the literature, which are: Size, Profitability, Corporate Leverage and Sector. In order to verify the occurrence of SRA over time, we used logistic regression in panel of random effects. The research findings showed that Environmental Impact Sector, Sector Pressure, Sustainability Committee, GRI guidelines, Size and Corporate Leverage are variables that can to influence the probability of occurrence of the SRA, so we accept the hypotheses H1, H2, H3 and H4. Thus, SRA can be influenced by the corporate conditions: a) differentiated sectorial classification regarding the environmental dimension; b) behavior derived from mimetic forces, that is, when a given practice is widely adopted in the same industry, sector or country; c) by committees established in the Board of Directors that manage and monitor sustainability issues; and d) repots elaborated according to GRI guidelines. However, we did not find a relationship between SRA and the other variables analyzed in the study. From the perspective of the Theory of Legitimacy, our results suggest that institutional impositions and/or political and social pressures on sustainability influence changes in the level of legitimacy of organizations, and therefore, they create a greater external apprehension about the credibility of their information, and, as a result, the companies create a greater need to send sustainability reports for external verification. In addition, according to the purpose of the disclosure of sustainability reports is to achieve or protect organizational legitimacy, the SRA is an effective instrument in raising the legitimacy of organizations as this practice develops in environments where companies develop better their sustainability practices.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193841
Date: 2018


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