Robert Chester Smith e o colonial na modernidade brasileira: entre história da arte e patrimônio

DSpace Repository

A- A A+

Robert Chester Smith e o colonial na modernidade brasileira: entre história da arte e patrimônio

Show full item record

Title: Robert Chester Smith e o colonial na modernidade brasileira: entre história da arte e patrimônio
Author: Melo, Sabrina Fernandes
Abstract: Na primeira metade do século XX, houve uma convergência de interesses para a temática colonial, especificamente para a arte e arquitetura colonial brasileira, oriundas de diferentes países como Estados Unidos, Portugal e Brasil. Nesses três países, foram instauradas políticas de Estado e de aproximação cultural voltada para a temática colonial, amparadas por instituições, pesquisas, publicações e eventos em confluência de agentes e sujeitos que utilizaram o colonial com diferentes perspectivas. Dentre esses inúmeros sujeitos, intelectuais e pesquisadores envolvidos, utilizo como fio condutor o historiador da arte Robert Chester Smith, que transitou entre os três países mencionados. Robert Smith realizou sua formação acadêmica em Harvard e, dentre as inúmeras temáticas pesquisadas por ele, dedicou-se principalmente à arte e arquitetura luso-brasileiras. Smith estabeleceu vínculos de trabalho e pesquisa com os governos de seu país de origem (Estados Unidos), Portugal e Brasil apoiado financeiramente por instituições, como a American Council of Learned Societies, Guggenheim Foundation e Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Nesse contexto, o objetivo geral da tese é perceber como o projeto de catalogar e inventariar a arte e arquitetura colonial brasileira dialoga com o projeto para o patrimônio nacional que buscava garantir a constituição de uma identidade genuinamente brasileira , e com um projeto internacional, no qual países como Estados Unidos e Portugal se interessaram pela arte cultura do Brasil e de outros países latino-americanos. Tal análise permite o entendimento da atuação de Smith nos Estados Unidos, em Portugal e no Brasil, além da compreensão entre as articulações entre patrimônio, arte e arquitetura do período colonial, em momentos políticos e culturais de aproximação entre os três países. Entender as abordagens e perspectivas teóricas da temática colonial, adotada por grupos, como os modernistas, representantes do movimento neocolonial, e pesquisadores estrangeiros, torna-se relevante na compreensão de um movimento mais amplo: a tentativa de inserir a História da Arte brasileira em um debate central e não periférico.Abstract : In the first half of the twentieth century there was a convergence of interests for the colonial theme, specifically for Brazilian colonial art and architecture, from different countries such as the United States, Portugal and Brazil. In these three countries, state policies and cultural approaches focused on the colonial theme were established, supported by institutions, research, publications and events at the confluence of agents and subjects who used the colonial from different perspectives. Among these innumerable subjects, intellectuals and researchers involved, I use as the guiding thread the historian of art Robert Chester Smith, who transited between the three countries mentioned above. Robert Smith completed his academic training at Harvard and among the many themes researched by him he devoted himself mainly to Luso-Brazilian art and architecture. Smith established working and research ties with the governments of his home country (United States), Portugal and Brazil, financially supported by institutions such as the American Council of Learned Societies, the Guggenheim Foundation and the National Historical and Artistic Heritage Service (SPHAN). In this context, the general objective of the thesis is to understand how the project of cataloging and inventing Brazilian colonial art and architecture dialogues with the project for the national patrimony - that sought to guarantee the constitution of a genuinely Brazilian identity and aesthetics, and with an international project, in which countries like the United States and Portugal became interested in the art of culture in Brazil and other Latin American countries. This analysis allows the understanding of Smith's performance in the United States, Portugal and Brazil, as well as the understanding between the articulations between patrimony and art architecture of the colonial period in political and cultural moments of approximation between the mentioned countries. Understanding the theoretical approaches and perspectives of the colonial theme, adopted by groups such as the modernists, representatives of the neocolonial movement and foreign researchers, becomes relevant in the understanding of a broader movement: the attempt to insert the History of Brazilian Art in a central debate and not peripheral.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193770
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PHST0625-T.pdf 2.380Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar