Title: | Avaliação da fidelidade de implementação de um programa preventivo em saúde mental infantil baseado na escola |
Author: | Garcia, Douglas |
Abstract: |
Fidelidade na implementação de um programa é o compromisso de seguir políticas e procedimentos previstos, tendo em vista os resultados aferidos. A fidelidade é um construto que pode ajudar compreender os resultados e o processo de implementação do Programa Elos, que é implementado nas escolas brasileiras pelo Ministério da Saúde. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a fidelidade de implementação do Programa Elos, em 2016, inserida em uma pesquisa maior denominada Avaliação do processo de implantação de programas de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes em ambiente escolar . O delineamento foi descritivo, com uso de procedimentos metodológicos mistos. Participaram 40 professores, 16 coordenadores pedagógicos e 4 formadores nacionais responsáveis pela implementação do programa em 40 turmas de ensino fundamental em São Paulo. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram o Questionário de Fidelidade na Observação Elos, o Questionário de Fidelidade na Consolidação e na Criação, o Inventário da Percepção dos Professores acerca da Qualidade de Formação e Dosagem e o Inventário de autoeficácia de Woolfolk e Hoy. Entrevistas semiestruturadas e grupos focais foram realizadas com professores, multiplicadores e formadores. A análise dos dados quantitativos consistiu primeiro em estimar medidas de posição, de dispersão e frequências por meio de análise estatística descritiva. Procedimentos de análise estatística inferencial não paramétrica foram utilizados para correlacionar variáveis e comparar diferenças entre as posições médias de grupos. Quanto aos dados qualitativos o procedimento de análise consistiu na reordenação, síntese e validação dos dados do relatório geral, o que evidenciou alguns resultados que contribuíram para compreender a fidelidade de implementação do Programa Elos. Os resultados demonstraram que a média da fidelidade foi muito boa (87,07%), ainda que apenas 14,37% dos questionários de fidelidade foram preenchidos. Dentre os itens não cumpridos prevaleceram aspectos relacionados ao reconhecimento do cumprimento de acordos e à qualidade de implementação. Observou-se também que os professores que implementaram o programa mais vezes por semana perceberam que o suporte recebido foi pior do que os professores que implementaram o programa menos vezes por semana (? = .59; p < 0,05). Além disso, professores que implementaram o programa até duas vezes por semana demonstraram maior fidelidade de implementação do que os professores que implementaram o programa três vezes ou mais (p = 0,037). Dentre os resultados qualitativos alguns relatos indicaram potenciais ameaças a componentes essenciais da fidelidade do programa, como atividades de reconhecimento e gestão coletiva. Quanto ao sistema de apoio ao professor, se observaram elogios, mas também se evidenciou a necessidade de aprimoramentos. Apesar de restrições à generalização, os resultados encontrados podem oferecer indicadores para o aprimoramento do processo de implementação frente às demandas de adaptação que viabilizam a sustentabilidade do Programa Elos como uma potencial política pública na interface entre a saúde e a educação. Abstract : Fidelity is a construct that can help to understand the outcomes and the process implementation of the Elos Program, which is implemented in brazilian schools by the Ministry of Health. In order to evaluate the fidelity of implementation of the Elos Program in 2016, this research was inserted within a larger research called "Evaluation of the process of implantation of programs of prevention to the use of drugs for children and adolescents in school environment". Methodologically, this research is descriptive regarding the objectives, of survey regarding the technical procedures and of mixed methods in relation to the design. A total of 40 teachers, 16 pedagogical coordinators and 4 national trainers participated in the implementation of the program in 40 classes of primary education in São Paulo. The instruments used in the data collection were the Fidelity Questionnaire on Observation, Fidelity Questionnaire on Consolidation and Creation, the Teachers' Perception Inventory of Quality Training and Dosage, and the Woolfolk e Hoy Self-Efficacy Inventory. Semi-structured interviews and focus groups were used with teachers, national trainers and local coaches. The analysis of quantitative data consisted first of estimating measures of position, of dispersion and frequencies by means of descriptive statistical analysis. Nonparametric inferential statistical analysis procedures were used to correlate variables and to compare differences between the mean positions of groups. Regarding the qualitative data, the analysis procedure consisted in the reordering, synthesis and validation of the data of the general report, which evidenced some results that contributed to understand the fidelity of implementation of the Elos Program. The results showed that the average fidelity was good (87.07%), although only 14.37% of the fidelity questionnaires were filled out. Among the items not met, aspects related to the recognition of compliance with agreements and the quality of implementation prevailed. It was also observed that teachers who implemented the program more times per week realized that the support received was worse than the teachers who implemented the program less times per week (? = .59, p <0.05). In addition, teachers who implemented the program until twice a week demonstrated greater implementation fidelity than teachers who implemented the program three times or more per week (p = 0.037). Among the qualitative results, some reports indicated potential threats to essential components of program fidelity, such as reinforcement and team management activities. Regarding the teacher support system, there was praise, but there was also a need for improvements. Despite constraints to generalizations, the implications of these results may provide indicators for improving the implementation process in the face of adaptive demands that make the Elos Program sustainable as a potential public policy in the interface between health and education. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193631 |
Date: | 2018 |
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PPSI0797-D.pdf | 3.039Mb |
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