Title: | Prática intensiva de ao vivo: o TJUFSC e as possibilidades de inovação no ensino de telejornalismo |
Author: | Malkowski, Thiago Pedro |
Abstract: |
O jornalismo está em mutação e as inovações que surgem alteram produtos e processos, constituindo-se num desafio a ser enfrentado pelas universidades, tanto no âmbito do ensino como no da pesquisa e extensão. Este trabalho apresenta resultados obtidos através de uma pesquisa aplicada utilizando um grupo focal, alunos de graduação em jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, participantes do projeto de extensão TJUFSC, com o objetivo de mapear esse modelo de ensino de telejornalismo, em busca de características que possibilitem sua validação como método de ensino eficiente e inovador em tempos de mutações constantes no telejornalismo. O modelo compreendido como uma prática intensiva de ao vivo estabelece uma dinâmica que permite aproximar o ensino de telejornalismo com as mudanças da realidade cotidiana da profissão visando proporcionar uma formação que responda as exigências mais atuais de qualidade e competência. Para alcançar este objetivo, a pesquisa empregou o método de observação participante, de pesquisa aplicada que interage com o objeto de estudo o que permitiu desenvolver algumas experimentações junto ao programa, propiciando o acompanhamento e a sistematização das atividades realizadas durante a produção e execução do telejornal universitário. Nessa trajetória foi possível identificar e destacar posturas docentes inovadoras que trouxeram resultados positivos dentro deste esquema de ensino-aprendizagem cuja análise empreendida comprovou ser um modelo eficaz de ensino de telejornalismo e passível de ser replicado em diferentes instituições de ensino e de grupos diversos de estudantes. Abstract : Journalism is changing and the innovations that arise alter products andprocesses, becoming a challenge to be faced by universities, both in termsof teaching and research and extension. This work presents resultsobtained through an applied research using a focus group, graduatestudents in journalism from the Federal University of Santa Catarina,participants of the extension project TJUFSC, with the objective ofmapping this model of television journalism teaching. The modelunderstood as an intensive practice of live establishes a dynamic thatallows to approach the teaching of telejornalismo with the changes of thedaily reality of the profession aiming to provide a formation that respondsto the most current demands of quality and competence. In order toachieve this goal, the research employed the participant observationmethod, applied research that interacts with the object of study, whichallowed to develop some experimentation with the program, enabling themonitoring and systematization of the activities carried out during theproduction and execution of the television news university education. Inthis trajectory it was possible to identify and highlight innovative teachingpositions that have brought positive results within this teaching-learningscheme whose analysis has proved to be an effective model of televisionjournalism teaching and can be replicated in different educationalinstitutions and diverse groups of students. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193587 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PJOR0108-D.pdf | 21.78Mb |
View/ |