Interdisciplinaridade no Ensino de Sociologia – Projeto Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

Interdisciplinaridade no Ensino de Sociologia – Projeto Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio

Show full item record

Title: Interdisciplinaridade no Ensino de Sociologia – Projeto Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio
Author: Guimarães, Tamar Abreu
Abstract: A experiência pedagógica relatada neste trabalho, ocorrida no ano de 2017, se refere à participação do Colégio Adventista no programa de Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio (SIEM), organizado e oferecido pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste projeto, que tem como objetivo simular os processos de tomada de decisão da Organização das Nações Unidas em suas reuniões com a Assembléia Geral, Conselho de Segurança e Conselho da União Européia – os alunos são convidados a representar oficialmente um país. A experiência relatada tem por objetivo mostrar o trabalho desenvolvido e as formas possíveis de utilização de interdisciplinaridade presentes no fazer pedagógico do projeto, que envolveu as disciplinas de Sociologia, Geografia e Língua Inglesa. Dentro do projeto SIEM UFSC 2017 os alunos foram chamados a representar a República Tcheca nos debates quanto à saída do Reino Unido da União Européia – o Brexit. Sob um olhar que abarcou os entendimentos geopolíticos e de contextualização social, histórica e cultural, assim como os conhecimentos em Língua Inglesa, os alunos puderam compreender a realidade apresentada sob um embasamento teórico-crítico, podendo assim perceber todas as nuances possíveis dos conceitos e temas abordados.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193569
Date: 2018-12-04


Files in this item

Files Size Format View
Tamar_Guimarães TCL (2).pdf 1.286Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar