Title: | A espacialidade do educand@: mapeando o seu lugar no mundo |
Author: | Centenaro, Kelenn Sobé |
Abstract: |
O conhecimento geográfico possui fundamental importância na formação dos educandos desde o princípio de suas fases escolares e, se mediada de maneira efetiva, a geografia pode apresentar relevantes subsídios para a compreensão do espaço, permitindo aos envolvidos no processo de aprendizagem a percepção do mundo de um modo mais crítico e reflexivo. Nesse entendimento é que efetuamos essa pesquisa que teve como objetivo principal propor e aplicar uma Oficina Cartográfica , como metodologia integrativa e reflexiva para o ensino de Cartografia dentro da disciplina de Geografia. A metodologia envolve produtos da geotecnologia, o lugar e os conhecimentos prévios dos educandos, a fim de construir um caminho para o ensino e aprendizagem da Linguagem Cartográfica e da Análise Geográfica, de maneira entrelaçada e significativa. O aporte metodológico adotado por este estudo contempla a investigação qualitativa, apoiada no método da pesquisa-ação. No âmbito educativo, partimos das concepções epistemológicas de Paulo Freire e Jean Piaget, por meio dos seus estudos sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Já na dimensão geográfica, o aporte teórico que embasou a pesquisa vem dos estudos da Geografia Cultural e Humanista. A Oficina Cartográfica foi desenvolvida com 25 participantes, compreendendo educandos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola dos Sonhos, localizada no município de Florianópolis, SC, Brasil. Ela foi organizada em sete encontros, com aproximadamente duas horas de duração cada um, e contemplou aulas teóricas, saída de campo e aulas práticas, e ocorreu em diversos ambientes da Escola. Como resultados, destacaram-se: a apropriação de conhecimentos cartográficos pelos educandos no processo de mapear; a compreensão dos educandos sobre sua importância no mundo, enquanto produtores de cultura e transformadores do espaço onde estão inseridos; e as diversas possibilidades que a Cartografia Escolar oferece para articular as múltiplas geografias no estudo do lugar. Por fim, esta pesquisa apresenta uma proposta educativa que potencializa o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, de maneira lúdica e significativa para o educando, que se sente o ator principal neste estudo, uma vez que está estudando o seu lugar no mundo. Abstract : The geographic knowledge has a fundamental importance in the process of education of students since the beginning of their school stages. If mediated in an effective way, Geography can present relevant aids for the compreheension of spaces, allowing to those involved in the process of learning the realization of the world in a more critical and reflexive way. Within such understanstanding we did this research which had as main objective to propose and apply a Cartographic Workshop , as integrative and reflexive methodology for the teaching of Cartography within the course of Geography. The methodology involves products of geotecnology, the students place and previous knowledge in order to build a path for the teaching and learning of Cartographic Language and Geographic Analysis, in a interwined and meaningful way. The theoretical background adopted by this study contemplates a qualitative investigation, supported by the methodology of research-action. For the educational scope, we departed from Paulo Freire and Jean Piaget s epistemological concepts, through their studies about the process of learning and intelectual development. For the geographic scope the theoretical support that grounded the research comes from the studies of Cultural and Humanistic Geography. The Cartographic Workshop was developed with 25 participants, comprising students from the 6º to 9º grade of elementary school, from Escola dos Sonhos (Dream School), located in Florianópolis, SC, Brazil. The workshop was organized in seven meetings, with about two hours of duration each. It contemplated theoretical classes, field trip and practical classes, and it happened in several places of the school. As results, it can be highlighted; the appropiation of cartographic knowledge by the students in the process of mapping; the students compreehension about its importance in the world, while producers of culture and transformers of the space in which they are inserted; and the several possibilities that School Cartography offers to articulate the multiple geographies within the studies of the place. Lastly, this research presents an educational proposal that strengths the process of Geography s teaching and learning, in a playful and meaningful way for the students, that feels like the leading actor of this study, since they are studying their place in the world. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193371 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGCN0677-D.pdf | 3.962Mb |
View/ |