Configuração arquitetônica de salas de aula como ambientes promotores do bem-estar

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Configuração arquitetônica de salas de aula como ambientes promotores do bem-estar

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Title: Configuração arquitetônica de salas de aula como ambientes promotores do bem-estar
Author: Bernardes, Marina
Abstract: O processo de concepção de um projeto arquitetônico deve priorizar a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários. Considerando que o ambiente construído pode interferir no processo de aprendizagem escolar, acerca do nível de atenção requerida, esta pesquisa objetiva identificar os principais elementos do ambiente físico de salas de aula, que são fundamentais para favorecer o bem-estar dos usuários, integrando preceitos ergonômicos, e de ambientes restauradores. Os ambientes restauradores são espaços que podem promover a restauração dos recursos biológicos, psicológicos ou sociais dos indivíduos. Para tanto, o procedimento metodológico desta pesquisa adota a abordagem quali-quantitativa, sendo realizada no Colégio de Aplicação (instituição de Ensino Fundamental e Ensino Médio, localizado junto à Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis). A pesquisa emprega a aplicação dos seguintes instrumentos: 1) análise ambiental: observação direta do ambiente construído e levantamento espacial; 2) análise dos usuários: observação do comportamento, questionário, classificação e ordenamento de imagens e poema dos desejos. A coleta de dados envolveu uma amostra de 57 participantes, sendo 24 professores e 33 alunos. Os resultados obtidos proporcionaram elencar elementos inerentes à arquitetura, os quais podem contribuir para a concepção de uma sala de aula com foco nos usuários e atividades desempenhadas. Ao final, são apresentadas diretrizes projetuais pautadas no aporte científico da Ergonomia e dos Ambientes Restauradores.Abstract : The process of designing an architectural project must prioritize the quality of life and users well-being. Considering that the built environment can interfere in level of attention required in the learning process of the school, this research aims to identify the main elements of the physical environment of classrooms, which are fundamental to favor the well-being of the users, integrating ergonomic precepts, and restorative environments. The restorative environments are spaces that can promote the restoration of the biological, psychological or social resources of individuals. This research aims to identify the main elements of the physical environment of classrooms, which are fundamental to improve users well-being, by considering ergonomic precepts and restorative environments. To do so, the methodological procedure of this research, adopts the qualitative-quantitative approach, being carried out in the College of Application (Elementary School and High School, located next to the Federal University of Santa Catarina in Florianópolis). The research uses the following instruments: 1) environmental analysis: direct observation of the built environment and spatial analysis; 2) user analysis: behavior observation, questionnaire, classification and ordering of photographs and poem of desires. We collected data from 57 participants, 24 teachers and 33 students. The results obtained provided an overview of the elements inherent to the architecture, which can contribute to the design of a classroom, focusing on the users and activities performed. At the end, we present the project guidelines based on the scientific contribution of Ergonomics and restorative environments.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193324
Date: 2018


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