Análise da Percepção dos Alunos da Disciplina de Simulação Gerencial do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina em Relação à Usabilidade do Simulare
Show full item record
Title:
|
Análise da Percepção dos Alunos da Disciplina de Simulação Gerencial do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina em Relação à Usabilidade do Simulare |
Author:
|
Carard, Ana Luíza Franco
|
Abstract:
|
O estudo tem por objetivo analisar a percepção dos alunos da disciplina de Simulação Gerencial, ministrada no curso de Ciências Contábeis presencial da Universidade Federal de Santa Catarina, quanto à usabilidade do sistema de gestão de negócios utilizado para ministrar as aulas dessa disciplina. Para a consecução do objetivo, foi realizado um estudo de caso com alunos dos anos de 2017 e 2018. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e descritiva, sendo elaborado questionário composto por 12 seções contendo em sua totalidade 38 perguntas. A primeira seção abrange o perfil dos alunos, a segunda seção engloba as principais impressões dos alunos quanto à vivência obtida com o jogo de empresa, e as seções de 3 a 12 são compostas por questionamentos diretamente relacionados às 10 Heurísticas de Usabilidade para Design de Interface de Usuário, elaboradas por Nielsen em 1995. A pesquisa evidenciou que o simulador de gestão de negócios conhecido como Simulare, segundo a visão dos alunos, atende de forma significativa aos princípios utilizados como base para a realização desta pesquisa. Entre os resultados obtidos, pode-se evidenciar que o simulador é de fácil entendimento, possuindo informações adequadas e organizadas que contribuem de forma positiva para a vivência de usuários novatos e experientes. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193015
|
Date:
|
2018-09-17 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar