Papel de organizações não-governamentais no desenvolvimento humano: caso da associação amigos da Guiné-Bissau (AAGB)

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Papel de organizações não-governamentais no desenvolvimento humano: caso da associação amigos da Guiné-Bissau (AAGB)

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Título: Papel de organizações não-governamentais no desenvolvimento humano: caso da associação amigos da Guiné-Bissau (AAGB)
Autor: Batista, Juliana Lye Kozawa
Resumo: Desenvolvimento é um conceito que possui diferentes significados e definições. Seu estudo começa em tempos antigos, já que a busca por melhores condições de vida e o entendimento sobre novas formas de viver a vida motiva o ser humano a melhorar cada vez mais. Não fosse isso, certamente não estaríamos onde estamos hoje. E justamente por ser um tema complexo e multidimensional, o desenvolvimento pode assumir muitas perspectivas, discursos e agentes promotores. Assim, o presente trabalho se propõe a estudar a relevância de organizações nãogovernamentais (ONGs)na promoção do desenvolvimento. Mais especificamente, o objetivo geral do trabalho é estudar atuação da ONG Associação Amigos da Guiné-Bissau (AAGB) em Guiné-Bissau, tendo em vista o conceito de desenvolvimento humano e os elementos do enfoque de capacitações de Amartya Sen. Os objetivos específicos correspondem aos três capítulos do trabalho, então o primeiro apresenta em histórico dos conceitos de desenvolvimento, focando na definição de desenvolvimento humano; o segundo traz o panorama social, econômico, político e educacional de Guiné-Bissau; e, por último, o terceiro, expõe o papel de organizações da sociedade civil nacional e internacional no país, trazendo o caso da ONG Associação Amigos da Guiné-Bissau (AAGB) no financiamento dos estudos de crianças e adolescentes dos sectores Empada, Buba, Bissau e Bambadinca e das tabancas Catchobar, Kudon, Mui. Conclui-se que a AAGB, bem como outras organizações, assume uma responsabilidade no investimento ao setor educacional, que o Estado não se mostra capaz de realizar, impactando de forma significativa no funcionamento mínimo das escolas. Contudo, apesar de ser um papel relevante, não foi possível concluir se a atuação da AAGB no país estaria ou não promovendo o desenvolvimento humano nas regiões beneficiadas.Development is a concept that has different meanings and definitions. Its starts in ancient times, since the search for better living conditions and the understanding about new ways of living life motivates human being even better. And if it wasn‘t that we certainly would not be where we are today. So precisely because it is a complex and multidimensional theme, development can assume many perspectives, discourses and promoters. Thus, the present work proposes to study the relevance of the non-governmental organizations (NGOs) in promoting the development. More specifically, the general objective of the work is to study the work of the NGO Associação Amigos da Guiné-Bissau (AAGB) in Guinea-Bissau, in view of the concept of human development and the elements of the Sen‘s capability approach. The specific objectives correspond to the three chapters of the work, then the first chapter presents the history of development concepts, focusing on the definition of human development; the second chapter brings the social, economic, political and educational panorama of Guinea-Bissau; and finally, the third chapter exposes the role of national and international civil society organizations in the country, bringing the case of the Associação Amigos da Guiné-Bissau (AAGB) in the financing of the studies of children and teenagers in the sectors Empada, Buba, Bissau and Bambadinca and of the tabancas Catchobar, Kudon, Mui. It is concluded that the AAGB, as well as other organizations, assume a responsibility in the investment of the educational sector, significantly impacting the minimum functioning of schools, what the State is not able to carry out. However, although AAGB has a relevant role, it was possible to conclude that the Association action in the country is indeed promoting human development in the benefited regions.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192946
Data: 2018-12-04


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