Previsão de demanda de bolsas para o pequeno varejo: um estudo de caso da empresa BSM Bag Store de 2012 a 2018

DSpace Repository

A- A A+

Previsão de demanda de bolsas para o pequeno varejo: um estudo de caso da empresa BSM Bag Store de 2012 a 2018

Show full item record

Title: Previsão de demanda de bolsas para o pequeno varejo: um estudo de caso da empresa BSM Bag Store de 2012 a 2018
Author: Fonseca, Tiago Fagundes
Abstract: O planejamento no varejo de moda tem sua complexidade associada às peculiaridades que o caracterizam tais como: constante variação do padrão de sortimento em virtude da introdução de novos produtos, forte sazonalidade, intensa influência das tendências de moda entre outros. Uma vez em que a previsão de vendas se constitui de parte importante do planejamento de uma organização, a obtenção de maior precisão nesta atividade revela-se como um valoroso recurso estratégico capaz contribuir para a necessária manutenção de sua competitividade. Tratando-se especialmente da empresa de pequeno porte, os recursos financeiros e técnicos disponíveis tendem a não oferecer soluções para obtenção de previsões tão numerosas quando comparado a aqueles disponíveis a organizações de grande porte. Neste sentido, uma vez que as pequenas e, grandes empresas atuam em uma economia de mercado, demonstra-se relevante à primeira a definição e a utilização de técnicas, aplicáveis às suas características, que direcionem no sentindo mantê-la competitiva. A partir deste contexto, o presente trabalho propôs investigar, através do estudo de caso de uma pequena empresa varejista catarinense, a BSM Bag Store, sugestões de técnicas para previsão de vendas para uma categoria de produto por ela comercializado, no caso, “bolsas”. Como parte do escopo deste trabalho, portanto, direcionou-se a pesquisa para a indicação de técnicas e metodologias elegíveis às características e recursos da empresa em questão. Observados estes pré-requisitos, os resultados indicaram a viabilidade de uma heurística de previsão mais precisa em comparação as previsões obtidas com a metodologia adotada pela empresa até então. Tal resultado foi obtido através do uso combinado de dois métodos estruturados de previsão, ambos uni variados, o de Suavização exponencial e metodologia Box-Jenkins.Retail planning in fashion has its complexity associated with the peculiarities that characterize it such as: constant variation of the assortment pattern due to the introduction of new products, strong seasonality, intense influence of fashion trends among others. Since sales forecasting constitutes an important part of an organization's planning, obtaining greater precision in this activity proves to be a valuable strategic resource capable of contributing to the necessary maintenance of its competitiveness. Especially the small business, the financial and technical resources available tend not to offer solutions to obtain such forecasts when compared to those available to large organizations. In this sense, since small and large companies operate in a market economy, it is relevant to the first to define and use techniques, applicable to their characteristics, that guide in the sense of keeping it competitive. From this context, the present work proposes to investigate, through the case study of a small retailer from Santa Catarina, the BSM Bag Store, suggestions of techniques for forecasting sales for a category of product it commercializes, in this case, handbags. As part of the scope of this work, therefore, the research was directed towards the indication of techniques and methodologies that are eligible for the characteristics and resources of the company in question. Observed these prerequisites, the results indicated the feasibility of a more accurate prediction heuristic in comparison to the forecasts obtained with the methodology adopted by the company until then. This result was obtained through the combined use of two predictive structured methods, both univariate, exponential Smoothing and Box-Jenkins methodology.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192921
Date: 2018-12-03


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia Tiago Fagundes Fonseca.pdf 1.000Mb PDF View/Open Monografia Tiago Fagundes Fonseca

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar