Processo estratégico escolar na prática: o caso de uma escola de alto desempenho

DSpace Repository

A- A A+

Processo estratégico escolar na prática: o caso de uma escola de alto desempenho

Show full item record

Title: Processo estratégico escolar na prática: o caso de uma escola de alto desempenho
Author: Neis, Dyogo Felype
Abstract: Esta tese aborda o processo estratégico das escolas de alto desempenho. Oficialmente, o desempenho das unidades educativas no Brasil está sendo mensurado pelo IDEB, um indicador que passa por uma série de críticas, mas que de certa forma é capaz de mensurar quantitativamente o trabalho pedagógico das escolas. Independentemente do indicador, o que se sabe é que o desempenho está relacionado ao processo estratégico da referida organização. A presente tese parte do princípio de que esse processo se configura pelos níveis de tomada de decisão estratégica e pelos elementos da gestão estratégica, que por sua vez são compostos por uma série de conceitos constitucionais. Por um lado, a evolução dos estudos sobre os níveis de tomada de decisão estratégica, sobretudo os trabalhos de Jarzabkowski, Balogun, Seidl, Whittington e Kaplan, nos remetem aos conceitos de prática, praxis e praticantes para analisar como as estratégias se configuram na realidade das organizações. Por outro, a literatura de gestão estratégica, sobretudo as pesquisas de Bonn, Nuntamanop, Kauranen, Igel, Kich e Pereira, nos indica que o desempenho organizacional está relacionado à capacidade de implementar estratégias bem sucedidas, processo que depende de uma base subjacente composta pela formulação e pelo pensamento estratégico. Embasada nesse arcabouço teórico, a tese visa analisar como se configura o processo estratégico da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos EMPIC, uma das melhores escolas públicas do Brasil. Portanto, o trabalho se estrutura a partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso único e se caracteriza pela abordagem qualitativa e pelo método indutivo. A coleta de dados foi realizada a partir da observação direta sistematizada, inspirada no método etnográfico, da entrevista semi-estruturada, da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica. Com base nisso, a pesquisa analisa a prática, a praxis e os praticantes envolvidos no processo de pensamento, formulação e implementação de cinco episódios estratégicos observados na EMPIC. Por fim, duas proposições de pesquisa se confirmam, uma vez que o pensamento e a formulação das estratégias dos episódios analisados tanto emergiram dentro da escola, quanto foram concebidos além dos muros da unidade escolar. No entanto, os dados da pesquisa ampliaram a terceira proposição, uma vez que um dos episódios estratégicos tem início no interior da escola, mas é efetivamente implementado pela Prefeitura, isto é, além da unidade escolar. Esse achado extrapola inclusive a tese inicial, ao tempo que nos faz dar ainda mais sentido às teorias que embasam o presente trabalho, principalmente aqueles que entendem a estratégia como algo que as pessoas fazem e que é composta por um processo constante de idas e vindas que independe do nível hierárquico formal (WHITTINGTON, 2006; 2014; JARZABKOWSKI; BALOGUN; SEIDL, 2007; KICH; PEREIRA, 2011; NEIS; PEREIRA; COSTA, 2013; JARZABKOWSKI et al., 2015; NEIS; PEREIRA, 2015). Em suma, essa constatação foi o ponto de partida para uma reflexão que resultou no modelo do Processo Estratégico Escolar na Prática, que traz o entendimento da escola como parte integrante de uma organização maior: a Secretaria de Educação. Assim, a conclusão da pesquisa destaca a importância de compreender o Diretor Escolar como gerente de nível intermediário, visto que ele possui certa autonomia em determinadas situações, mas a escola, enquanto instituição, é dependente da Secretaria Municipal de Educação.Abstract : This thesis analyzes the strategic process of high performance schools. Officially, in Brazil, the performance of schools is being measured by the IDEB, a highly criticized indicator, but that is able to quantitatively measure the pedagogical work of schools. Regardless of the indicator, what is known is that performance is related to the strategic process of the organization. This process is shaped by the levels of strategic decision making and the elements of strategic management, which in turn are composed of a series of constitutional concepts. On the one hand, the evolution of studies on the levels of strategic decision making, especially the researches of Jarzabkowski, Balogun, Seidl, Whittington and Kaplan, refer us to the concepts of practice, praxis and practitioners to analyze how strategies are practiced in reality of organizations. On the other hand, the strategic management literature, especially the researches of Bonn, Nuntamanop, Kauranen, Igel, Kich and Pereira, indicates that organizational performance is related to the capacity to implement successful strategies, a process that depends on an underlying base composed by formulation and strategic thinking. Therefore, the thesis aims to analyze how is configured the strategic process of Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos - EMPIC, one of the best public schools in Brazil. The work is structured from the research strategy of a single case study and is characterized by the qualitative approach and the inductive method. The data collection was based on direct systematized observation, inspired by the ethnographic method, the semi-structured interview, the documentary research and the bibliographic research. Based on this, the research analyzes the practice, praxis and practitioners involved in the process of thinking, formulation and implementation of five strategic episodes observed in EMPIC. Finally, two research propositions are confirmed, since the thought and formulation of the strategies of the episodes analyzed both emerged within the school, as they were conceived beyond the school unit. However, the research data broadened the third proposition, since one of the strategic episodes begins inside the school, but is effectively implemented by the City Hall of Joinville, that is, outside the school unit. This finding extrapolates even the initial thesis, at the same time as it makes us find even more sense to the theories underlying this work, especially those who understand strategy as something that people do and that is composed of a constant process of comings and goings which is independent of the formal hierarchical level (WHITTINGTON, 2006; 2014; JARZABKOWSKI; BALOGUN; SEIDL, 2007; KICH, PEREIRA, 2011; NEIS, PEREIRA, COSTA, 2013, JARZABKOWSKI et al., 2015; NEIS; PEREIRA, 2015). This finding was the starting point for a reflection that resulted in the School Strategic Process in Practice model, which brings the understanding of the school as an integral part of a larger organization: the Municipal Secretary of Education. Thus, the conclusion of the research highlights the importance of understanding the School Director as a middle manager, since he has some autonomy in certain situations, but the school, as an institution, is dependent on the Municipal Secretary of Education.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192917
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PCAD1071-T.pdf 4.184Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar