Globalização, estruturas portuárias e desenvolvimento regional: um estudo sobre o porto de Paranaguá e sua área de influência imediata

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Globalização, estruturas portuárias e desenvolvimento regional: um estudo sobre o porto de Paranaguá e sua área de influência imediata

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Title: Globalização, estruturas portuárias e desenvolvimento regional: um estudo sobre o porto de Paranaguá e sua área de influência imediata
Author: Miquilini, Lucas Chaves
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação cidade-porto entre a cidade de Paranaguá e o Porto Dom Pedro ll, popularmente conhecido como Porto de Paranaguá. Para tanto, está dividido em cinco capítulos que pretendem, partindo de uma análise de conceitos bibliográficos, entender como se desenvolveram Porto e Cidade e se existe complementaridades entre os atores que os tornem parceiros no processo de crescimento da região. O primeiro capítulo apresenta uma introdução ao tema, os objetivos, a metodologia e a estrutura do trabalho. O segundo faz analise bibliográfica sobre o tema cidade-porto com autores que discutem sobre o assunto e analisam o processo de formação do sistema portuário brasileiro, comparando-o com outros portos e complexos portuários que são referências mundiais no assunto. O terceiro capítulo faz uma análise histórica do desenvolvimento da cidade de Paranaguá e do porto de Paranaguá desde sua formação, em 1648, até o final do século XX, mostrando como ocorreu o processo de povoamento da região que se transformaria mais tarde na cidade de Paranaguá e os diferentes ciclos econômicos pelos quais o espaço passou, bem como os diferentes estágios estruturais do porto até a sua devida inauguração, em 1935, e consolidação enquanto importante agente de desenvolvimento do Estado do Paraná. O quarto capítulo é dedicado à análise do Porto de Paranaguá e sua estrutura, são apresentados os elementos chave do espaço portuário e dados sobre movimentação, alcance e influência do porto. O quinto capítulo analisa a relação do Porto e da Cidade nos dias atuais, além dos projetos e programas institucionais que realiza, visando uma melhor relação com seu entorno, buscando a promover um desenvolvimento sustentável do complexo portuário de modo que não traga malefícios para cidade e preze pela qualidade de vida de sua população. O capítulo é finalizado com projeções futuras quanto à movimentação e capacidades do porto, bem como projetos a serem realizados nos próximos anos, tendo como foco a melhoria contínua dos serviços e a promoção de novos espaços para desenvolvimento. O Trabalho é finalizado com as considerações finais que fazem uma análise geral do que foi apresentado ao longo dos cinco capítulos com o objetivo de entender se existe uma relação cidade-porto qualitativa entre os objetos de estudo, e também levantar questões relacionadas às dificuldades e melhorias que a relação cidade-porto enfrenta em Paranaguá e quais medidas e investimentos estão ocorrendo para um melhor aproveitamento do espaço urbano e portuário.The present study aims to analyse the port-city relationship between the city of Paranaguá and the Port of Dom Pedro II, popularly known as Port of Paranaguá. Therefore, it is divided into five chapters that seek, starting from an analysis of bibliographical concepts, to understand how City and Port have developed and if there are complementarities between the factors that make them partners in the region’s growth process. The first chapter presents an introduction to the theme, the objectives, the methodology and the study’s structure. The second makes a bibliographical analysis about the theme city-port with authors that discuss on the subject and analyse the formation process of the brazilian port system, comparing it to other ports and port complexes that are world references in this subject. The third chapter makes a historical analysis of city of Paranaguá and its port’s development since its formation, in 1648, until the end of the twentieth century, showing how the settlement process occurred in the region which would later become the city of Paranaguá and the various economic cycles which the area went through, as well as the port’s various structural stages until its inauguration, in 1935, and consolidation as a State of Paraná’s important development agent. The fourth chapter is dedicated to an analysis of the Port of Paranaguá and its structure, presenting the port area’s key elements and data on the port’s movement, reach and influence. The fifth chapter analyses the Port and City’s relationship in the current days, in addition to the projects and institutional programs it carries out, aiming at a better relationship with its surroundings, seeking to promote the port complex’s sustainable development in a way that does not bring harm to the city and values the quality of life of its population. The chapter is concluded with future projections regarding port movement and capacity, as well as projects to be implemented in the coming years, focusing on the continuous improvement of services and the promotion of new spaces for development. The Study is concluded with the final considerations that make a general analysis of what was presented throughout the five chapters in order to understand if there is a qualitative city-port relationship between the objects of study, and also raise issues related to the difficulties and improvements that the city-port relationship faces in Paranaguá and what measures and investments are taking place in order to make better use of the urban and port space.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192890
Date: 2018-12-04


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