Estratégias de crescimento da empresa: um estudo de caso do Flat Amsterdam

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias de crescimento da empresa: um estudo de caso do Flat Amsterdam

Show full item record

Title: Estratégias de crescimento da empresa: um estudo de caso do Flat Amsterdam
Author: Hanna, Giorgio Colatto
Abstract: O setor de turismo e principalmente os hotéis familiares, vêm enfrentando muitos desafios nos dias atuais, tendo também muita dificuldade em razão da incerteza da economia no futuro. As estratégias de crescimento precisam ser adotadas pela empresa para que se consiga prosperar, alcançar novos nichos de mercado e também aproveitar as oportunidades que surgem no mercado, além de se proteger de contratempos corriqueiros que surgem no meio do caminho. O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e demonstrar as estratégias de crescimento da empresa Flat Amsterdam, que se localiza no bairro de Canasvieiras, na cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, tendo como sua atividade principal a hospedagem. O trabalho busca descrever as estratégias de diferenciação e as providências que foram tomadas para atingir os objetivos, como a valorização da marca em redes sociais e pedidos podendo ser realizados pelo WhatsApp, agregar o café da manhã na hospedagem, entre outras coisas. Dentro das análises realizadas no trabalho, buscou-se também, evidenciar quais as estratégias de diversificação e cooperação que a empresa utiliza na busca da maximização do seu lucro. Almejando a diversificação, a empresa também realiza o aluguel de cadeiras de praia e automóveis. Já na parte de cooperação, tem-se o serviço de café da manhã, compra de produtos para o empreendimento e principalmente, o serviço de lavanderia. Na tentativa de reduzir seus custos, a empresa opera com a minimização da utilização de produtos de limpeza e com muitas tentativas no tocante ao marketing online, buscando diminuir seus custos com comissão para agências de viagens. Para a realização deste trabalho, foi necessário a utilização de um referencial teórico baseado principalmente em Porter, além de um panorama do setor turístico no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina e também do mundo, além de uma pesquisa realizada com os sócios da empresa. Ao final do trabalho, pode-se verificar quais foram as estratégias adotadas pela firma para manter o crescimento e abocanhar novos mercados, além de também demonstrar quais são as possíveis estratégias futuras, principalmente de diversificação, que a empresa buscará adotar para continuar crescendo.The tourism sector, especially family hotels are chasing many challenges nowadays, having as well many difficulties because the economy is uncertain in the future. Growth strategies need to be pursued by the company to thrive, to merge new markets, and also to take the opportunities that can appear, besides protect itself from the crises that could happen in the middle of the way. The main objective of this work is to identify, analyze and demonstrate the growth strategies of the company Flat Amsterdam, located in Canasvieiras neighborhood, in the city of Florianópolis, capital of the state of Santa Catarina. This work tries to describe the strategies of differentiation and which providencies have been taken to reach the goals, such as the branding in social networks and the requests can be made by WhatsApp by the clients, adding the breakfest to the host service, and other things. Whithin the analyzes carried out in the work, it also tried to show the strategies of diversification and cooperation that the company uses seeking the profit maximization. Looking for diversification, the company also makes rental of beach chairs and cars; for the cooperation strategie, it is mainly done by the laundry company, but also for the breakfest is possible to see the cooperation. Trying to reduce the costs, the company operates by minimizing the use of cleaners products and with many attempts at online marketing, seeking to reduce the comission costs to travel agencies. For the development of this work, was necessary to check references, based mainly on Porter, besides a panorama of the touristic sector in Brazil, more precisely in Santa Catarina, and also in the world, besides a research carried out with the partnes of the company. Summarizing, with this work was posible to verify the strategies adopteds by the firm to maintain the growth and reach new markets, as well as to demonstrate the possible strategies, mainly in the diversification, that the company will try to adopt in order to continue growing.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192880
Date: 2018-12-03


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia Giorgio Colatto Hanna.pdf 1.390Mb PDF View/Open Monografia Giorgio Colatto Hanna

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar