Cinema LGBTQ exibido no Brasil: discursos, temáticas e tendências

DSpace Repository

A- A A+

Cinema LGBTQ exibido no Brasil: discursos, temáticas e tendências

Show full item record

Title: Cinema LGBTQ exibido no Brasil: discursos, temáticas e tendências
Author: Pontes, Carlos Frederico Bustamante
Abstract: Esta tese analisa o modo como as noções hegemônicas de sexo e gênero são representadas nos filmes de temática lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, transgênero e queer exibidos no Brasil a partir dos anos 1980 aos dias atuais. Com base principalmente nas teorias feminista da representação, de Laura Mulvey (1983), do aparelho cinematográfico de Teresa de Lauretis (1994, 2003) e da conceituação de Michel Foucault sobre discurso, foi possível observar, criticamente, como estas noções foram construídas e representadas nos filmes que, em sua maioria, assisti ao longo da minha trajetória como espectador deste cinema. São analisadas cenas de sete filmes dos anos 1980, cinco dos anos 1990, seis dos anos 2000 e quatro de 2010 em diante. Excepcionalmente cenas de dois filmes dos anos 1970 são também analisadas. A maior parte das produções é estadunidense, mas há outras provenientes de diferentes países. Analisei e problematizei, através do estudo, os entrecruzamentos das categorias de gênero, sexualidade, raça/etnia, classe e gerações em conflito e negociação no jogo das forças sociais em disputa que as construções discursivas das narrativas fílmicas tematizam. Por meio da problematização na qual o cinema é identificado como uma tecnologia de gênero/política, foi possível compreender como os discursos fílmicos reafirmam os estereótipos acerca dos binarismos generificados cisheteronormativos e, concomitantemente, também apontam para outros percursos, transgressores e críticos a este sistema binário. É no discurso (por meio dele) que estas lutas vão operar e se evidenciar. E nos discursos fílmicos no cinema LGBTQ também estas lutas se evidenciam. Desta forma, os filmes realizam tanto a reafirmação dos valores dominantes quanto o questionamento destes a partir da crítica às masculinidades e feminilidades normatizadas e, assim, favorecem a ampliação das perspectivas acerca do entendimento social sobre questões de identidade, dissidências de gênero e sexualidades não normativas. Além disso, foi possível compreender, em virtude do contexto histórico e cultural a partir dos quais cada filme foi produzido, como tal tema, relacionado às questões LGBTQ, foi tratado no momento e como ele representou, na ocasião, certas noções discursivas acerca do gênero e da sexualidade.Abstract : This thesis analyses the way in which the hegemonic notions of sex and gender are represented in the movies with lesbian, gay, bisexual, transvestite, transsexual, transgender and queer themes are exhibited in Brazil from the 80 s till today. Basing itself primarily in feminist theories of representation, from Laura Mulvey (1983), of the cinematic device from Teresa de Lauretis (1994, 2003) and from the conceptualization of Michel Foucault about discourse, it was possible to observe, critically, how these notions were constructed and represented in the movies in which, to its greatest extent, I watched through my trajectory as a spectator of this cinema. There will be scenes from seven 80 s movies, five from the 90 s, six from the year 2000 and four from 2010 onwards. Exceptionally, scenes from two 70 s movies will also be analysed. The vast majority of the productions are American, but there are works from different countries. I ve analysed and problematized, through intense studying, the crosslinks on the categories of gender, sexualitiy, race/ethinicity, class, and generations of conflict and negotiation in the game of social forces in dispute which the discursive constructions contained in the filmic themetized narratives. Through means of the problematization in which the cinema is identified as a technology of gender/politics, it was possible to comprehend how the filmic discourses reaffirm the stereotypes around generalized cisgender binarisms and concomitantly, that also lead to different routes, transgressors and critics to this binary system. It is in the discourse (and through it) that these fights will operate and self evidenciate. And in the filmic discourses of the LGBTQ these fights also promote themselves. Thus, the movies accomplish the reaffirmation of dominant values as well as the questioning from the critics to prescriptive masculinity and femininity and so favouring the enlargement of such perspectives surrounding the social understanding on questions of identity, gender and non-prescriptive sexuality dissent. Besides the above mentioned, it was also possible to comprehend, in virtue of the historical and cultural contexto from which each movie was produced, how such theme, related to the LGBTQ questions were dealt with in the moment and how it represented on the occasion, certain discursive notions around gender and sexuality.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192806
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PICH0197-T.pdf 4.729Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar