Estratégias de design para comunicação de marca voltadas ao público LGBT: considerações sobre sexualidade e identidade de gênero para a metodologia "TXM branding"

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Estratégias de design para comunicação de marca voltadas ao público LGBT: considerações sobre sexualidade e identidade de gênero para a metodologia "TXM branding"

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Title: Estratégias de design para comunicação de marca voltadas ao público LGBT: considerações sobre sexualidade e identidade de gênero para a metodologia "TXM branding"
Author: Pasqualotto, Felipe Petik
Abstract: Ainda que as discussões sobre expectativas sociais em relação ao sexo biológico tenham feito parte de toda a história humana, somente nos últimos 30 anos tais temas passaram a ser encarados como categoria de análise. Se hoje é papel da academia acompanhar as novas conjunturas sociais para gerar respostas condizentes com a vivência das pessoas, como poderiam estas ignorar a forma com que estas se relacionam afetivamente entre si e consigo mesmas? Entre elas destaca-se o design, que tem evoluído de modelos racionais para padrões centrados no ser humano e que hoje deve estar apto a reconhecer qualquer fator que possa impactar o gerenciamento de processos baseados em anseios identitários. Se é atribuição do design gerenciar o processo de comunicação entre marcas e indivíduos também conhecido como branding, cabe a também a ele refletir sobre como as questões de sexualidade e identidade de gênero se articulam com suas práticas projetuais. Assim este trabalho tem como objetivo contribuir para o debate transversal destes temas, buscando compreender de que maneira as questões de sexualidade e identidade de gênero personificadas pelo público LGBT podem ser consideradas dentro do desenvolvimento de estratégias de comunicação de marca, especificamente dentro da metodologia TXM Brading - fruto desta mesma universidade e programa de pós-graduação. Por meio de fundamentação teórica das questões abordadas, exemplificação por meio de uma análise de cases de marca e a aplicação de entrevistas com profissionais da área sobre como estas questões se articulam com suas práticas projetuais a pesquisa busca articular teoria e prática para de forma cocriativa gerar recomendações para a incorporação destas questões na metodologia TXM Branding . Uma vez concluído, o trabalho contribui não somente para a discussão do papel social do design em relação ao público LGBT, como aborda importantes questões que auxiliam organizações a se posicionarem de forma sistemática frente à diversidade de manifestações afetivas e imagéticas reconhecidas hoje.Abstract : Although the discussions about social expectations regarding biological sex have been part of the whole of human history, only in the last 30 years have these subjects come to be seen as a category of analysis. If today it is the role of the academy to recognize the new social conjunctures to generate answers that are consistent with the experience of the people, how could they ignore the way in which they relate affectively with each other and with themselves? Among them is the design, which has evolved from rational models to standards centered on the human being and that today must be able to recognize any factor that can impact the management of processes based on identity yearnings. If it is the assignment of design to manage the process of communication between brands and individuals - also known as branding - it is also up to it to reflect on how issues of sexuality and gender identity articulate with their design practices. Thus, this work aims to contribute to the transversal debate of these themes, seeking to understand how the issues of sexuality and gender identity embodied by the LGBT public can be considered within the development of brand communication strategies, specifically within the methodology "TXM Brading" - fruit of this same university and postgraduate program. By means of theoretical foundation of the issues addressed, exemplification through an analysis of brand cases and the application of interviews with professionals in the area on how these issues are articulated with their practices, the research seeks to articulate theory and practice in order to generate recommendations for incorporating these issues into the "TXM Branding" methodology. Once the work is completed, it contributes not only to the discussion of the social role of design in relation to the LGBT public, but also to important questions that help organizations systematically position themselves in the face of the diversity of affective and imagery manifestations recognized today.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192784
Date: 2018


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