Title: | Capacidade de absorção: um estudo em incubadoras e empresas incubadas do setor de software do estado de Santa Catarina |
Author: | Witthinrich, Bárbara Pavei |
Abstract: |
O objetivo desse estudo é identificar as práticas existentes nas incubadoras de empresas que facilitam a capacidade de absorção do conhecimento externos pelas empresas do setor de software de Santa Catarina, no sentido de absorverem conhecimentos externos em seus esforços para inovar em produtos e serviços. Quanto aos métodos adotados, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de múltiplos casos, de natureza descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados primários, definiu-se pela utilização de entrevista semiestruturada com os gestores das sete incubadoras de Santa Catarina, analisadas, bem como pela aplicação de questionário com representantes de treze empresas incubadas, do setor de software. Os dados qualitativos foram estudados por meio de análise de conteúdo, com base nas categorias previamente definidas, baseadas nas dimensões da teoria da capacidade de absorção de Zahra e George (2002): aquisição, assimilação, transformação e exploração; e os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva. A partir deste estudo e da análise dos dados, conclui-se que as incubadoras de Santa Catarina apresentam cinco práticas que apoiam as empresas incubadas na absorção do conhecimento na dimensão aquisição, oito práticas na dimensão assimilação do conhecimento, compreende-se cinco práticas existente que facilitam a transformação do conhecimento, assim como cinco práticas foram mapeadas no tocante à dimensão exploração do conhecimento. Quando analisadas as empresas incubadas selecionadas, percebem-se elevados níveis de capacidade de absorção do conhecimento externo, sendo evidenciados efeitos nas empresas a partir das práticas mapeadas nas incubadoras de empresas. As principais fontes internas de conhecimento das empresas são: base de conhecimento prévio e experiência, capacidade absortiva individual, presença de indivíduos-chave e a estrutura organizacional; enquanto as principais fontes externas são: clientes, consumidores finais, interação com outras empresas, inovação aberta e os concorrentes. Abstract : The purpose of this study is to identify existing practices in business incubators that facilitate the capacity of absorption of external knowledge by companies in the software sector of Santa Catarina, in order to absorb external knowledge in their efforts to innovate in products and services. Regarding the methods adopted, this research is characterized as a multiple case study, of a descriptive nature with a qualitative and quantitative approach. The primary data collection was defined by the use of a semi structured interview with the managers of the seven incubators in Santa Catarina analyzed, as well as the application of a questionnaire with managers of thirteen incubated companies in the software sector. The qualitative data were studied through content analysis, based on the dimensions of the absorption capacity theory of Zahra and George (2002): acquisition, assimilation, transformation and exploitation and the quantitative data were analyzed by means of descriptive statistics. Based on this study and the data analysis, it is concluded that incubators from Santa Catarina present five practices that help incubated companies to absorb knowledge in the acquisition dimension, five practices in the knowledge assimilation dimension, it is understood seven existing practices that facilitate the transformation of knowledge, as well as five practices have been mapped in the dimension of the exploitation of knowledge. When the selected incubated companies were analyzed, high levels of external knowledge absorption capacity were perceived, evidencing effects in the companies of the mapped practices in the incubators of companies. The main internal sources of knowledge of selected companies are: previous knowledge base and experience, individual absorptive capacity, presence of key individuals and the organizational structure; while the main external sources are: customers, final consumers, interaction with other companies, open innovation and competitors. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192777 |
Date: | 2018 |
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PCAD1065-D.pdf | 2.334Mb |
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