A Mudança nas Rotinas Gerenciais com a Introdução do eSocial: Um Estudo de Caso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lavarda, Carlos Eduardo Facin |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Vanessa Mayara Pacheco |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-20T11:28:08Z |
|
dc.date.available |
2018-12-20T11:28:08Z |
|
dc.date.issued |
2018-08-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192631 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo tem por objetivo identificar as mudanças nas rotinas gerenciais com a introdução do eSocial. A pesquisa foi efetuada por intermédio de um estudo de caso em um escritório da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF). Os resultados constatam que os hábitos e rotinas do escritório de contabilidade, estão transformando-se com a implantação do SPED eSocial. Percebe-se que as etapas da implantação do SPED eSocial estão sendo introduzidas aos poucos e não na sua totalidade, respeitando as etapas do faseamento, os grupos de obrigatoriedade para implantação e os prazos estabelecidos. De acordo com o modelo propostos por Burns e Scapens (2000) o escritório de contabilidade encontra-se na fase de incorporação e reprodução dos hábitos e rotinas ligados a eSocial, visando futura institucionalização. Assim, a implantação do eSocial altera hábitos e rotinas em um escritório de contabilidade. Com base nas entrevistas, nota-se ainda que as mudanças de rotinas gerenciais na organização decorrem da maior necessidade informacional tempestiva, maior interação com os clientes e maior controle das informações trocadas, visto as penalidades previstas para o não cumprimento da transmissão das informações corretas ao órgão regulador. Percebe-se como determinante para a implantação do eSocial no escritório de contabilidade estudado as alterações na legislação e, principalmente, as exigências contidas nas etapas de implantação do eSocial. |
pt_BR |
dc.format.extent |
17 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
SPED |
pt_BR |
dc.subject |
eSocial |
pt_BR |
dc.subject |
Escritório de Contabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Institucionalização |
pt_BR |
dc.title |
A Mudança nas Rotinas Gerenciais com a Introdução do eSocial: Um Estudo de Caso |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Sell, Filipy Furtado |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar