Perfeccionismo e Procrastinação: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil
Show full item record
Title:
|
Perfeccionismo e Procrastinação: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil |
Author:
|
Vieira, Sabrina Mendes
|
Abstract:
|
No ambiente acadêmico, a competência dos alunos é determinada com base em seu desempenho acadêmico que pode ser compreendido como a capacidade do aluno em manter e reproduzir o conhecimento adquirido. Neste entendimento, conhecer os fatores que influenciam o desempenho acadêmico do aluno é de suma importância visto que, uma vez compreendidos, o desempenho pode ser melhorado. Assim, diante desse contexto, este estudo procurou analisar a influência das variáveis perfeccionismo e procrastinação no desempenho acadêmico de estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil, verificando-se ainda se o perfeccionismo afeta em uma maior procrastinação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa. Para atender os objetivos do estudo, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário traduzido e adaptado dos estudos de Lay (1986) e Frost, Marten, Lahart e Rosenblate (1990), aplicado a 228 alunos, dos turnos matutino e noturno, cursando entre o 3º e o 9º período do curso. Para analisar as hipóteses, utilizou-se de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que, quanto mais perfeccionista o aluno é, mais ele tende a procrastinar, podendo este fato ser explicado devido a constante busca pela perfeição. As outras duas hipóteses da pesquisa não foram estatisticamente corroboradas, não sendo possível confirmar de que modo o perfeccionismo e a procrastinação afetam o desempenho acadêmico dos alunos pesquisados. Os achados desta pesquisa contribuem para o avanço dos estudos sobre os fatores que influenciam o desempenho acadêmico do aluno, visto que uma vez conhecidos é possível estudar meios nos quais minimizem ou eliminem os fatores que o afetam negativamente, trazendo assim possíveis melhoras na educação do ensino contábil. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192601
|
Date:
|
2018-07-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar