Perfeccionismo e Procrastinação: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Perfeccionismo e Procrastinação: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil

Show full item record

Title: Perfeccionismo e Procrastinação: Um estudo com alunos de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil
Author: Vieira, Sabrina Mendes
Abstract: No ambiente acadêmico, a competência dos alunos é determinada com base em seu desempenho acadêmico que pode ser compreendido como a capacidade do aluno em manter e reproduzir o conhecimento adquirido. Neste entendimento, conhecer os fatores que influenciam o desempenho acadêmico do aluno é de suma importância visto que, uma vez compreendidos, o desempenho pode ser melhorado. Assim, diante desse contexto, este estudo procurou analisar a influência das variáveis perfeccionismo e procrastinação no desempenho acadêmico de estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal da região sul do Brasil, verificando-se ainda se o perfeccionismo afeta em uma maior procrastinação. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa. Para atender os objetivos do estudo, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário traduzido e adaptado dos estudos de Lay (1986) e Frost, Marten, Lahart e Rosenblate (1990), aplicado a 228 alunos, dos turnos matutino e noturno, cursando entre o 3º e o 9º período do curso. Para analisar as hipóteses, utilizou-se de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que, quanto mais perfeccionista o aluno é, mais ele tende a procrastinar, podendo este fato ser explicado devido a constante busca pela perfeição. As outras duas hipóteses da pesquisa não foram estatisticamente corroboradas, não sendo possível confirmar de que modo o perfeccionismo e a procrastinação afetam o desempenho acadêmico dos alunos pesquisados. Os achados desta pesquisa contribuem para o avanço dos estudos sobre os fatores que influenciam o desempenho acadêmico do aluno, visto que uma vez conhecidos é possível estudar meios nos quais minimizem ou eliminem os fatores que o afetam negativamente, trazendo assim possíveis melhoras na educação do ensino contábil.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192601
Date: 2018-07-27


Files in this item

Files Size Format View
Versão Publicad ... a - Matrícula 14201472.pdf 233.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar