PENSAR MATEMÁTICA COM A ARTE CUBISTA: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO QUINTO ANO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC
Show full item record
Title:
|
PENSAR MATEMÁTICA COM A ARTE CUBISTA: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO QUINTO ANO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC |
Author:
|
Gesser, Gabriel José
|
Abstract:
|
Este trabalho tem por objetivo cartografar visualidades que emergem no encontro com crianças do 5° ano do ensino fundamental com a arte cubista em uma oficina. Inicialmente se realizou estudos e aproximações das características artísticas de Pablo Picasso e do movimento artístico do cubismo, bem como da perspectiva da visualidade para a Educação Matemática. Analisou-se de maneira breve a relação do cubismo com a Teoria da Relatividade. Em seguida, se elaborou uma oficina que, na sua composição, levou em conta as características do movimento artístico. A partir de seis pinturas de Pablo Picasso, apresentadas na oficina, foi proposto que as crianças confeccionassem um objeto físico com volume a partir dessas pinturas. Assim, a oficina funciona como um dispositivo de provocar visualidades. Disto, analisou-se como as crianças pensam e se afetam diante das obras cubistas, potencializando a emergência de saberes matemáticos. Este trabalho de conclusão de curso faz parte de um projeto de pesquisa intitulado “Traços de crianças: pensando matemática por meio de imagens da arte”. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192538
|
Date:
|
2018-11-19 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar