Ferramentas de gestão aplicáveis para a excelência de fornecedores

DSpace Repository

A- A A+

Ferramentas de gestão aplicáveis para a excelência de fornecedores

Show full item record

Title: Ferramentas de gestão aplicáveis para a excelência de fornecedores
Author: Venturi, Guilherme
Abstract: A gestão da cadeia de suprimentos vem ganhando destaque e força como uma das ferramentas mais importantes na busca por maiores lucros e participação no mercado. O nível de desempenho de uma rede de suprimentos é uma função dos níveis de eficiência e eficácia que as empresas que compõe a rede possuem. Estes níveis estão relacionados com o grau que as necessidades dos clientes da cadeia são atingidas. Desta maneira, faz-se necessário, o uso de um processo de avaliação de desempenho de fornecedores que seja capaz de gerar informações sobre aspectos de desempenho de um fornecedor, como a qualidade do produto entregue. Sendo assim, por intermédio do relacionamento entre cliente/fornecedor é necessário que haja cooperação entre ambas as partes para assegurar a qualidade dos produtos. É notável a ineficácia de certos mecanismos de gestão de fornecedores que existem para assegurar a qualidade de produtos provindos de terceiros e garantir assim, a excelência de um fornecedor. Logo, a problemática tratada neste trabalho está na forma em que a excelência de um fornecedor é tratada e gerenciada na relação entre cliente e fornecedor. Em como a garantia de qualidade está atrelada a excelência de fornecedores e nos motivos pelos quais, ferramentas de gestão são tão importantes para o controle da excelência de um fornecedor em uma organização. Assim, através de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso realizado em uma empresa multinacional, este trabalho apresenta conceitos e práticas relacionadas à excelência na cadeia de suprimentos através de avaliações de desempenho de fornecedores, além do uso de ferramentas de gestão que são aplicáveis para avaliação e controle dos fornecedores de uma multinacional.Supply chain management has been gaining prominence and strength as one of the most important tools in the search for greater profits and market share. The level of performance of a supply network is a function of the levels of efficiency and effectiveness that the companies that make up the network possess. These levels are related to the degree that the chain's customer needs are met. In this way, it is necessary to use a supplier performance evaluation process that is capable of generating information about performance aspects of a supplier, such as the quality of the delivered product. Therefore, through the relationship between customer / supplier, there is a need for cooperation between both parties to ensure product quality. The ineffectiveness of certain vendor management mechanisms that exist to ensure the quality of products from third parties and to ensure the excellence of a supplier is noteworthy. Therefore, the problem dealt with in this work is in the way in which the excellence of a supplier is treated and managed in the relationship between customer and supplier. In how quality assurance is tied to supplier excellence and why management tools are so important in controlling the excellence of a supplier in an organization. Thus, through a bibliographic review and a case study carried out in a multinational company, this paper presents concepts and practices related to supply chain excellence through supplier performance evaluations, as well as the use of management tools that are applicable to evaluation and control of the suppliers of a multinational.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192313
Date: 2018-11-21


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Guilherme Venturi versão Repositorio.pdf 1.601Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar