Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke

DSpace Repository

A- A A+

Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke

Show full item record

Title: Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke
Author: Santos, Kleyton Felipe Giomo
Abstract: As relações sociais e ambientais predominantes em nossa sociedade colocam em risco o ecossistema e seus recursos, assim como a qualidade de vida da grande maioria da população. A partir da necessidade de modelos de sociedades sustentáveis e cooperativas, de acordo com novos paradigmas científicos, surge a Ecopedagogia. Seus objetivos iniciais são a promoção da cidadania planetária e implementação da cultura da sustentabilidade. Para isso, se faz necessário o despertar da consciência cósmica por parte de nós terráqueos. Nessa perspectiva, a arte cinematográfica, em especial o gênero da fantasia no cinema de animação, pode contribuir para o estímulo desse despertar. O propósito dessa pesquisa é analisar o longa-metragem “Princesa Mononoke” de Hayao Miyazaki, com o objetivo de encontrar elementos na animação que sejam favoráveis na discussão e reflexão das questões socioambientais, baseando-se nos conceitos-chave da Ecopedagogia. Foi possível observar na animação relações e representações diversas a respeito das problemáticas apresentadas. Os personagens da trama simbolizam os posicionamentos contrastantes existentes entre sociedade e natureza; observou-se as relações de degradação do ambiente em favor do desenvolvimento tecnológico e econômico e do preservacionismo excluindo a dimensão social; em meio a esses extremos o personagem protagonista busca encontrar o equilíbrio e a convivência pacífica entre todos. Também foi possível constatar representações de empoderamento feminino, relatividade da “vilã”, complexidade nas relações socioambientais e elementos fantásticos compondo a natureza. Além disso, Hayao Miyazaki não segue os modelos padrões de posição-de-sujeito representados amplamente nas produções de animação. A obra apresentou grande potencial de reflexão e discussão em práticas de Educação Ambiental.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311
Date: 2018-12-05


Files in this item

Files Size Format View
TCC KleytonFGSantos.pdf 3.536Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar