A educação das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: ánalises introdutórias
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Passos, Joana Célia dos |
|
dc.contributor.author |
Santos, Julya Cristina dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-10T19:04:43Z |
|
dc.date.available |
2018-12-10T19:04:43Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192260 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir das Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais, os currículos dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, a fim de compreender os modos com que a organização curricular atual tem contribuído para a formação inicial de licenciados e bacharéis no que tange a discussão racial. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos: a análise dos documentos normativos, currículo e projeto político pedagógico do referido curso, assim como levantamento bibliográfico das produções realizadas na área no Banco de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Redalyc, Repositório Institucional UFSC, e Revistas da Biologia, sendo elas: Revista de Ensino da Biologia (RenBio), pertencente à Associação Brasileira de Ensino da Biologia (SBEnBio), Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT), Revista Ciência & Ensino, fazendo as buscas pelos descritores Currículo de Biologia OR Currículo de Ciências Biológicas AND raça; AND racismo; AND relações étnico- raciais, a fim de auxiliar nas pesquisas. Ao fazer a análise dos documentos e o levantamento das produções, encontramos três disciplinas que abordam a temática racial nos currículos de Ciências Biológicas e somente algumas produções acadêmicas, que não contemplam integralmente a discussão das relações étnico-raciais voltada para o Ensino Superior. Desta forma, pensando em currículo, concluímos que a UFSC, não prepara os estudantes para problematizar a relação entre ciência e racismo, como também para discutir os preconceitos na sociedade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
69p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Temática Racial |
pt_BR |
dc.subject |
Estrutura Curricular |
pt_BR |
dc.title |
A educação das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: ánalises introdutórias |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar