Caracterização das Ações de Jogo do Time Campeão Brasileiro do Campeonato Super Sevens de Rugby Feminino: Niterói Rugby

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Caracterização das Ações de Jogo do Time Campeão Brasileiro do Campeonato Super Sevens de Rugby Feminino: Niterói Rugby

Mostrar registro completo

Título: Caracterização das Ações de Jogo do Time Campeão Brasileiro do Campeonato Super Sevens de Rugby Feminino: Niterói Rugby
Autor: Silveira, Renata Flor da
Resumo: A metodologia desta pesquisa deu-se através do método notacional, descritivo e quantitativo. Neste sentido, este trabalho tem a finalidade de analisar qualitativa e quantitativamente o volume das ações de jogo realizadas pela equipe campeã brasileira do Campeonato Super Sevens de Rugby Feminino2017: Niterói Rugby Feminino. Foram também analisados jogos contra as equipesadversárias para que se pudesse estabelecer um parâmetro entre estas ações em cada um dos jogos analisados. Como população e amostra, ao total 22jogos foram utilizados nas análises, sendo o campeonato realizado entre os meses de Agosto e Novembro de 2017. A relação de ações de jogos foram divididas em: Ações de jogo livre ou aberto: passes de bola, tackle, ruck e maul; formações fixas: scrum e line-out; ações de pontuação: try e conversão; e outras ações: penalidades, knock-on e recuperação de bola. Com isto, constatou-se que as ações de passes (passes categorizados como bons), ruck (ganho e perdido), scrum (ganho e perdido), line-out ,try, conversões, penalidades realizadas, recuperação de bola e knock-on obtiveram valores relevantes quando comparado aos seus adversários. Dentre todas as formações realizadas por ambas as equipes de cada partida, a que menos ocorreu foram os mauls.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192038
Data: 2018-11-28


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Renata Flor 222.pdf 1.022Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar