Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual

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Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual

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Título: Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
Autor: Batistello, Paula
Resumo: A partir de várias experiências e tentativas aplicadas no esforço de efetivar a interdisciplinaridade no Ensino de Arquitetura e Urbanismo, percebeu-se que a dificuldade é continuada e generalizada. A disseminação das tecnologias e a ampliação das habilidades que o arquiteto e urbanista deve dominar, reforça a necessidade de a interdisciplinaridade ser apreendida no tempo escolar. Como existe a necessidade de vários especialistas trabalharem em equipe em um mesmo projeto, os futuros profissionais, precisam compreender os momentos projetuais e como os vários saberes atuam neste processo. Com a estruturação de matrizes e conteúdos isolados, a maioria das escolas oferece o curso em forma de créditos, o que fortalece a compartimentalização das disciplinas, dificultando a compreensão dos conhecimentos de forma integrada. Nesse contexto, pergunta-se: Que características ou ferramentas podem apoiar a aprendizagem para que os docentes consigam estimular e efetivar a integração de saberes no ensino de Projeto Arquitetônico? A presente pesquisa tem como objetivo a criação de um modelo gamificado, aplicado como metodologia ativa, para estimular a integração de saberes no ensino projetual dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para a elaboração desta, foi utilizado o método da pesquisa baseada em design (DBR Design-Based Research), que trabalha com problemas reais e iteratividade, buscando a aplicação de experimentos, sua revisão e nova aplicação, para aprimoramento do modelo e resultados. O tipo de interação de aprendizagem aplicado no experimento foi a gamificação estrutural, onde utilizou-se elementos de jogos, como mecânicas, dinâmicas e componentes, para impulsionar o aprendizado através de conhecimentos. Os resultados mostram que a gamificação pode ser um caminho viável para estimular os acadêmicos e apoiar os docentes a fazer uma reflexão na ação, trazendo a interdisciplinaridade como pensamento crítico e construtivo dentro da aprendizagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Ao final desta pesquisa, um modelo de gamificação para integração de saberes no ensino e aprendizagem de projeto de arquitetura e um manual de como gamificar passo-a-passo uma disciplina tronco de arquitetura e urbanismo, é disponibilizado.Abstract : Based on several experiments and attempts, applied in effort to achieve interdisciplinarity on teaching Architecture and Urbanism, it was perceived that the difficulty is continuous and widespread. The dissemination of technologies and the expansion of skills that the architect and urbanist must master, reinforces the necessity for interdisciplinarity being learned in school time. While there is a need for several as there is a need for several specialist work in teams for a same Project, future professionals must understand the design moments and how the multiples knowledges act in this process. With the structuring of isolated matrices and contents, many schools offer courses in credits form, which strengthens the compartmentalization of the subjects, making it difficult to comprehend knowledge in an integrated way. In this context, we ask: What features, or tools can support learning where teachers are able to stimulate and carry out integration of knowledge in teaching of Architectural Design? This research aims to create a gamification model, applied as active methodology to stimulate integration of knowledge in architectural design teaching of Architecture and Urbanism courses. The design-based research method (DBR), that works with real problems and iterativity, seeks application of experiments, with revision and new application, to improve the model and results. The type of learning interaction applied in the experiments was structural gamification, where game elements such as mechanics, dynamics and components were used to boost learning through knowledge. The results show gamification can be a viable way to stimulate academic and support teachers to make a reflection in action, bringing interdisciplinarity as critical and constructive thinking within learning in Architecture and Urbanism courses. In the research s end, it´s available a gamification model for knowledge integration in the learning and teaching process of architectural project and a how to gamify step-by-step main discipline manual.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191939
Data: 2018


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