Análise dos possíveis fatores da evasão no Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise dos possíveis fatores da evasão no Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação

Mostrar registro completo

Título: Análise dos possíveis fatores da evasão no Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação
Autor: Blissari, Isabela Rosso
Resumo: A evasão no ensino superior nas áreas de tecnologia e matemática chega a 40% em todo o Brasil. No curso de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina a evasão média é de 52%, um número elevadíssimo. O curso é noturno, no interior do estado, cidade de Araranguá, com carga horária total de 2.916 horas e, apesar de ser interdisciplinar, a maior parte dessas horas envolve os conceitos da área de computação. Neste contexto, este trabalho busca a análise dos possíveis fatores da evasão no Curso Bacharelado de Tecnologias da Informação e Comunicação no período de 2010 a 2018, através de um questionário enviado aos ex-alunos. Como método optou-se por uma pesquisa com questões abertas e questões fechadas, qualitativas, utilizando a escala likert. Os principais resultados encontrados na pesquisa apontados pelos ex-alunos foram: falta de informação detalhada do curso, despreparo dos professores em relação à didática, relacionamento interpessoal e instalações precárias.The evasion in higher education in the fields of technology and mathematics reaches 40% throughout Brazil. In the Information and Communication Technologies course at the Federal University of Santa Catarina, the average dropout rate is 52%, a very high number. It’s an evening course, in the countryside of the state, city of Araranguá, with a total workload of 2.916 hours and, although it is interdisciplinary, most of these hours involve the concepts of the field of computation. In this context, this paper seeks to analyze the possible evasion factors in the Bachelor's Degree in Information and Communication Technologies in the period from 2010 to 2018, through a questionnaire sent to the former students. The chosen method was a research with qualitative, open and closed questions, using the likert scale. The main results found in the research mentioned by the former students were: lack of detailed information of the course, lack of preparation of teachers in relation to didactics, interpersonal relationship and poor facilities.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191929
Data: 2018-11-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC - ISABELA ROSSO BLISSARI .pdf 742.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar