Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica

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Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica

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Title: Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica
Author: Nadler, Camila Farinati
Abstract: Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos estão ganhando espaço na área da saúde, e especialmente na Enfermagem, a educação clínica baseada em simulação tornou-se uma ferramenta fundamental para a formação de futuros profissionais de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar o impacto da simulação clínica de alta fidelidade no ensino de graduação, na área de enfermagem pediátrica, considerando o desempenho cognitivo e a satisfação. Tratou-se de um estudo experimental, do tipo pré e pós-teste, com abordagem quantitativa, envolvendo 93 alunos da graduação em Enfermagem. Foi produzido a partir da aplicação de quatro cenários simulados propostos junto a acadêmicos de graduação em Enfermagem em diferentes laboratórios de Simulação de Alta Fidelidade no Brasil, pertencentes a três universidades públicas. As atividades de simulação (intervenção), foram oferecidas como atividades extracurriculares ao grupo experimental (n=46). Ao grupo controle (n=47) não foi aplicada nenhuma intervenção, sendo prevista sua participação apenas nas atividades teóricas e teórico-práticas oferecidas nas disciplinas. Foi aplicado, aos dois grupos, um teste estruturado em dois momentos: ao início e ao final da disciplina. Também foi aplicada ao grupo experimental a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas. Para a análise dos dados, inicialmente foi utilizada a estatística descritiva. Ademais, foi realizada a análise de regressão linear múltipla, para conhecer os fatores relacionados ao efeito da simulação na aquisição do conhecimento. Observou-se que, quando comparadas as médias dos escores obtidos pelos alunos dos dois grupos (GE e GC) os participantes do GE obtiveram, em média, uma pontuação de 4,04 pontos a mais do que o grupo GC. Além disso, os participantes da instituição A tiveram, em média, uma pontuação de 3,89 pontos a mais do que os participantes da B. Em relação à escala de satisfação aplicada, os escores atingiram, em sua maioria, um alto nível, sendo a média observada 9,11. Conclui-se que a simulação clínica de alta fidelidade é um pilar fundamental na formação acadêmica em enfermagem pediátrica, impactando positivamente no aprendizado cognitivo e na satisfação dos participantes.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191423
Date: 2018-11-20


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