Contribuições da Enfermagem nas Escolas de Ensino Médio Frente as Infecções Sexualmente Transmissíveis: Revisão Integrativa

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Contribuições da Enfermagem nas Escolas de Ensino Médio Frente as Infecções Sexualmente Transmissíveis: Revisão Integrativa

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Title: Contribuições da Enfermagem nas Escolas de Ensino Médio Frente as Infecções Sexualmente Transmissíveis: Revisão Integrativa
Author: Mota, Maitê Melo
Abstract: As infecções sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública comum em todo o mundo, tanto em homens como em mulheres tornando essas pessoas mais vulneráveis a outras doenças. A grande expansão do HIV/Aids na população jovem, não somente acontece devido à falta de informação, como também é resultado de alguns fatores culturais que acontecem contra a sua prevenção, isso determina que em países com regiões de menor desenvolvimento acontece um aumento na propagação das infecções por transmissão sexual entre a população mais jovem. Neste estudo o objetivo foi descrever o papel da enfermagem nos processos de educação para a saúde acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis, nas escolas de ensino médio brasileiro, no período de 2007 a 2018. Realizada uma revisão integrativa na literatura e encontrado duzentos e setenta trabalhos na área, porém apenas nove foram contemplados nos critérios de inclusão do trabalho. A leitura na íntegra dos nove artigos possibilitou analisar os resultados, foi composta grelha de análise onde emergiram duas categorias: Abordagem da Enfermagem no ensino médio acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis, em que versa sobre as melhores maneiras de realizar a educação em saúde no que se refere à temática. Emergindo estratégias tecnológicas, blogs, websites, jogos educativos e dinâmicas, rodas de conversa, palestras acerca do assunto realizada por profissionais da saúde. E educação permanente com os servidores, para dinamizar o diálogo sobre infecções sexualmente transmissíveis, grupo de apoio e diálogo com o familiar. A segunda categoria intitulada: Relação adolescente, educador, enfermeiro e família no Ensino médio: contextos para a educação em saúde traz a relação estabelecida a partir de habilidades e integração da família e os educadores. Diante dessa realidade, o enfermeiro como educador em saúde exerce papel fundamental na construção do processo ensino e aprendizagem. Já a família assume um papel importante na vida sexual dos adolescentes, no entanto, a família precisa estar preparada para orientá-los quanto aos seus anseios e suas dúvidas e o professor geralmente se constitui como a primeira opção, entre os adolescentes, como fontes de informação sobre IST, ratificando a sua importância na função natural de educador. A participação do enfermeiro no ensino escolar é uma possibilidade importante para a promoção da saúde. A relação e compartilhamento de ações: escola, serviço de saúde, enfermeiros, pais e educadores emerge como contexto de socialização, de experiências e saberes, para a qualidade de vida na sociedade.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191342
Date: 2018-11-19


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