Abstract:
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Diante das intensas transformações da sociedade contemporânea, o adolescente encontra-se desafiado a vivenciar a sua subjetividade. Nessa fase, o jovem necessita de maior inserção social, buscando, muitas vezes, através do uso de drogas, um meio para favorecer a socialização e o bem-estar. Os motivos que levam ao consumo dessas substâncias são diversos e complexos, dentre eles encontram-se as dificuldades em encontrar sentidos para a vida e conquistar autonomia no mundo social em que vive. Considerando que as primeiras experiências com drogas ocorrem frequentemente na adolescência, a Organização Mundial da Saúde, tem buscado enfrentar esse problema mundial com uma agenda prioritária. No Brasil, diversas tentativas de intervenções de combate ao uso de drogas vêm sendo desenvolvidas. Contudo, apesar das legislações e políticas públicas voltadas ao cuidado e proteção do adolescente, existe um abismo entre a prática e os programas oferecidos. Dessa forma, acredita-se que a prevenção é um dos caminhos mais adequados para o enfrentamento dessa realidade, sendo a escola um espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações educativas de promoção da saúde e prevenção de agravos. O enfermeiro, por meio da educação em saúde, pode propiciar espaços de reflexão acerca do sentido da vida, auxiliando na transformação da realidade e na construção de metas para um futuro saudável. Este estudo objetivou compreender o sentido da vida do adolescente e sua relação com o uso de drogas. Foi utilizado o referencial teórico de Viktor Emil Frankl, fundador da terapia fundamentada no sentido da vida, a logoterapia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, tendo a fenomenologia e a hermenêutica como base metodológica. O estudo ocorreu na Escola Aderbal Ramos da Silva em Florianópolis. Participaram da pesquisa 20 estudantes regularmente matriculados no ano de 2018, de acordo com sua concordância e disponibilidade e, mediante consentimento dos responsáveis, se menor de idade. Os dados foram coletados através de entrevista fenomenológica com a seguinte questão de aproximação: O que você compreende por sentido da vida? Posteriormente, os dados foram organizados e analisados a partir de três etapas principais: textualização, tematização e ciclo de validação. Os temas assumiram a forma de frases curtas, expressões e substantivos, detendo a essência do fenômeno. Os resultados foram apresentados na forma do manuscrito intitulado: Temporalidade: o sentido da vida do adolescente na perspectiva do passado, presente e futuro. Conclui-se que há relação entre o sentido da vida e o uso de drogas na adolescência. Essa relação vai ao encontro do fato de que os alunos que relataram ter sentido da vida não mencionaram fazer uso de drogas, exceto durante a vivência do vazio existencial. Sugere-se a criação de espaços que favoreçam a reflexão acerca do sentido da vida, a fim de prevenir o vazio existencial e consequentemente o envolvimento com o fenômeno das drogas, auxiliando o adolescente na construção de um futuro saudável |