Abstract:
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O objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem do judô para crianças matriculadas em uma academia e uma associação esportiva na cidade de Florianópolis. Mais especificamente, pretendeu-se identificar aspectos de estruturação e organização nas aulas de judô para crianças; identificar métodos e estilos de ensino utilizados pelos professores; e; verificar se e como os aspectos filosóficos do judô eram inseridos nas atividades das aulas. Foram analisadas 20 aulas de judô para crianças na faixa etária de 6 a 13 anos. As aulas foram observadas em dois locais da cidade de Florianópolis: uma academia e uma associação esportiva. A análise das aulas foi realizada a partir de uma matriz de observação sistemática não-participante, elencando aspectos de estruturação, organização, conteúdo, métodos e estilos de ensino-aprendizagem, e utilização dos aspectos filosóficos. Para a análise dos dados obtidos foi utilizada estatística descritiva, por meio de frequência simples, média e desvio-padrão. Os resultados obtidos a partir dos objetivos foram os seguintes: na primeira parte da aula (aquecimento) as atividades de amortecimento de quedas (ukemis) foram as mais frequentes nos dois locais. O tempo de aquecimento foi, em média, 22,4 ± 5,6 min nas duas turmas da associação esportiva e média de 9,2 ± 3,6 min na turma da academia. Na segunda parte da aula (principal), a atividade de randori foi a mais frequente nos dois locais. A duração da parte principal da aula foi em média de 31,0 ± 3,9 min na academia 31,0 ± 5,5 min na turma de 6-9 anos e 33,0 ± 7,6 min na aula de 10-12 anos na associação esportiva. A parte final foi destinada para a saudação final em ambos os locais pesquisados. Constatou-se que o método global e o estilo de ensino diretivo (comando) foram os mais frequentes nas aulas. Foi evidenciada a utilização dos aspectos filosóficos em duas aulas da academia e em quatro aulas na associação esportiva. Conclui-se que os aspectos de estruturação das aulas foram semelhantes nos dois locais pesquisados, evidenciado pelo treinamento das capacidades físicas e técnicas, amortecimentos de quedas (ukemis) e simulação de luta (randori). O método mais utilizado nas aulas dos dois locais de prática foi o global e o estilo de ensino foi o diretivo. Os aspectos filosóficos do judô estiveram presentes em algumas aulas nos dois locais de prática, entretanto, os professores tiveram dificuldade de contextualizar corretamente as ações da luta ou do cotidiano com os princípios e máximas, implicando em dificuldades por parte dos alunos em compreender o real significado e aplicação da filosofia do judô. |