Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física – NEPEF: fragmentos iniciais de sua história (1987-1999)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física – NEPEF: fragmentos iniciais de sua história (1987-1999)

Mostrar registro completo

Título: Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física – NEPEF: fragmentos iniciais de sua história (1987-1999)
Autor: Felisbino, Karoliny
Resumo: A Educação Física brasileira na década de 80 do século passado experimenta o que muitos autores, estudiosos desse campo de conhecimento, denominariam de crise de identidade. O NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (NEPEF) é tributário desse momento histórico e tem suas razões de existir na esteira do clamor das críticas e necessidade de mudanças reclamadas para a Educação Física nacional. Interessou-nos conhecer como surgiu o NEPEF, ao longo do final de década de 80 e durante os anos 90 do século passado, como um grupo de estudos pesquisa e extensão no CDS/UFSC? Dessa questão decorreram os seguintes objetivos. Objetivo geral: rememorar a trajetória histórica do NEPEF, ao longo do final de década de 80 e durante os anos 90 do século passado, como núcleo de estudos, pesquisa e extensão no CDS/UFSC. E, como objetivos específicos: demarcar os motivos e interesses que implicaram no surgimento do NEPEF; saber por que o NEPEF se interessou por tratar de temas pedagógicos na Educação Física; identificar e registrar as produções e contribuições teórico-práticas para o campo da Educação Física brasileira elaboradas pelo NEPEF com vistas a construção futura de um memorial de sua história; e, capturar, via narrativas dos integrantes pioneiros do NEPEF, a sua trajetória, os percalços vividos no CDS/UFSC nesse período histórico. Este estudo perseguiu princípios da pesquisa qualitativa, mais especificamente, utilizou princípios da História Oral/Memória como possibilidade de captar e analisar as narrativas dos personagens pioneiros da história do NEPEF. A análise dos dados extraídos desse campo empírico se pautou na Análise de Conteúdo (Bardin apud Minayo, 2011) com vistas à elaboração de um quadro das unidades temáticas (categorias) de análise mais recorrentes e, a partir deste quadro, com auxílio da literatura pertinente à temática, se empreendeu um exercício reflexivo e descritivo visando dar respostas às questões investigativas. Os achados do estudo circunscrevem-se nos seguintes elementos: O Surgimento do NEPEF foi devido à intencionalidade de consolidar um novo campo de entendimento teórico-prático da Educação Física escolar, para intervir na realidade das aulas de EF, devido à necessidade que se via na época de superar essas perspectivas hegemônicas a e Quebra da Hegemonia da EF brasileira; a trajetória do Núcleo se deu com conflitos e discriminações dentro do CDS/UFSC, devido ao fato do NEPEF se contrapor a hegemonia da época; a conquista do Núcleo nesta trajetória inicial foi à implementação do Curso de Especialização, possibilitando a formação dos professores atuantes da escola; e nesta sua trajetória inicial o NEPEF produziu uma grande variedade de textos, artigos, livros, possibilitando a superação da EF hegemônica, consolidando um novo campo de entendimento teórico-prático da EF escolar, para intervir na realidade da EF escolar brasileira. Por fim, sugerimos a realização de novos estudos a respeito da história do Núcleo para uma melhor compreensão e verificação desta história, bem como, o resgate completo da trajetória deste Grupo de Estudos Pedagógicos.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191315
Data: 2016-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
KAROLINY FELISBINO.pdf 751.7Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_final_Felisbino

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar