"Não tinha espaço pra mim nessa história": moda, raça e resistência no espaço escolar

DSpace Repository

A- A A+

"Não tinha espaço pra mim nessa história": moda, raça e resistência no espaço escolar

Show full item record

Title: "Não tinha espaço pra mim nessa história": moda, raça e resistência no espaço escolar
Author: Santos, Lino Gabriel Nascimento dos
Abstract: O foco dessa dissertação consiste em analisar de que maneira o(s) corpo(s) negro(s), a moda e os acoplamentos apropriados por esses corpos funcionam como dispositivos de racialidade. Assim, numa interlocução com mulheres negras, professoras do município de Jaraguá do Sul, SC., procuro compreender de que maneiras as subjetividades dessas pessoas negras são afetadas e quais estratégias usam para dar conta de suas múltiplas identidades. Tais estratégias vão de encontro aos apagamentos e generalizações acerca de identidades racializadas existentes em Jaraguá do Sul, cidade de colonização europeia e marcadamente alemã onde o ethos colono age como discurso público acerca das identidades étnicas.Abstract : The aim of this dissertation is to analyze how black body/ies and the "ethnic" adornments and fashion used and displayed by/on such bodies, work as devices to mark race. Through my interaction with black female teachers in the city of Jaraguá do Sul, SC, I try to understand the ways the subjectivities of those black women are affected and which strategies they use to account for their multiple identities. These strategies go against the erasures of black racialized identities in Jaraguá do Sul, a city of European colonization, self-identified as German, where the "ethos colono" [settler's ethos] acts as the official public discourse on ethnic identities.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191265
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PASO0452-D.pdf 2.013Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar