Title: | Aprendizagem baseada em jogos digitais para o ensino de redação jornalística: um estudo de caso da narrativa digital aplicada no newsgame Aprendendo Jornalismo |
Author: | Aoki, Ricardo Luiz |
Abstract: |
O Jornalismo é uma das áreas do conhecimento humano que mais sofre interferência com a revolução das Tecnologias da Informação e Comunicação. Autores como Mark Deuze, Tamara Witschge, C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky defendem que existe uma crise que ronda o ensino e prática do jornalismo. Essa pretensa crise se dá por inúmeros fatores que vão da nova configuração das empresas de comunicação no ecossistema das mídias digitais e transversa pelos métodos de ensino e perfil dos futuros jornalistas. Essa pesquisa se justifica pela importância em ampliar os estudos sobre as narrativas digitais aplicadas com base na Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais para a criação de interfaces que possam ser utilizadas como metodologia no ensino da redação jornalística. Nessa pesquisa busca-se preencher apenas uma lacuna no processo de ensino ao propor um newsgame de letramento para uso em smartphones com a finalidade de auxiliar no ensino de redação jornalística. O aplicativo tornou possível verificar empiricamente a busca de respostas para falsear a hipótese de que uma narrativa digital aplicada em Ambiente de Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, utilizando um newsgame de letramento, irá contribuir no ensino de redação jornalística. Para tal trabalho a metodologia adotada é uma pesquisa aplicada através de um estudo de caso com enfoque qualitativo. O instrumento utilizado no estudo de caso é uma avaliação de usabilidade do newsgame de letramento desenvolvido para esse fim. O objetivo geral é avaliar se as narrativas digitais utilizadas em Ambiente de Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais contribuem para o ensino de redação jornalística. O desenvolvimento do newsgame Aprendendo Jornalismo tomou como base teórica o Ciclo de Engenharia de Usabilidade que permite a realização de sucessivos ciclos de desenvolvimento baseado nas respostas dos usuários do sistema. O estudo de caso foi aplicado em três turmas de jornalismo, totalizando 32 participantes, que responderam ao questionário de satisfação logo após a utilização do software em sala de aula. Os resultados tomaram como base um modelo de avaliação de jogos educacionais proposto por Rafael Savi que tem o objetivo de avaliar a qualidade de tais jogos a partir da reação que o aprendiz ou jogador teve em relação ao jogo educativo. A avaliação dos resultados tomou como base três fatores: Motivação, Experiência do Usuário e Conhecimento. Nesse sentido o newsgame Aprendendo Jornalismo obteve, numa escala Likert, o melhor resultado no Fator de Conhecimento. A conclusão é que os usuários reagiram satisfatoriamente ao newsgame de letramento o que leva a entender que o jogo Aprendendo Jornalismo pode contribuir com o ensino de redação jornalística. Entretanto, concluiu-se que é necessário, em estudos futuros, realizar uma avaliação do aprendizado que possa medir com precisão se os alunos de jornalismo podem aprender utilizando um newsgame de letramento. Outrossim, será necessário reiniciar o Ciclo de Engenharia de Usabilidade afim de avançar nas lacunas identificadas no estudo de caso. Abstract : Journalism is one of the areas of human knowledge that most suffers interference with the Information and Communication Technologies revolution. Authors such as Mark Deuze, Tamara Witschge, C.W. Anderson, Emily Bell and Clay Shirky argue that there is a crisis surrounding the teaching and practice of journalism. That alleged crisis is due to innumerable factors ranging from the new configuration of communication companies in the digital media ecosystem and transverse by the teaching methods and profile of future journalists. This research is justified by the importance of broadening the studies on the digital narratives applied based on the Digital Game-Based Learning for the creation of interfaces that can be used as methodology in the teaching of journalistic writing. This research seeks to fill only a gap in the teaching process by proposing a literacy newsgame for the use in smartphones with the purpose of assisting in the teaching of journalistic writing. The development of the application made it possible to empirically verify the search for answers to falsify the hypothesis of a digital storytelling applied in Digital Game-Based Learning, using a literacy newsgame, will contribute in the teaching of journalistic writing. For such work the methodology adopted is an applied research through a case study with a qualitative approach. The instrument used in the case study is a usability evaluation of the literacy newsgame developed for this purpose. The general objective is to evaluate if the digital storytelling used in the Digital Game-Based Learning contribute to the teaching of journalistic writing. The development of the newsgame Aprendendo Jornalismo took as theoretical basis the Usability Engineering Lifecycle that allows the realization of successive cycles of development based on the answers of the users of the system. The case study was applied in three journalism classes, totalizing 32 participants, who answered a satisfaction questionnaire shortly after the software was used in the classroom. The results were based on a model of evaluation of educational games proposed by Rafael Savi that aims to evaluate the quality of such games from the reaction that the learner or player had in relation to the educational game. The evaluation of the results was based on three factors: Motivation, User Experience and Knowledge. In that sense the newsgame Aprendendo Jornalismo obtained, on a Likert scale, the best result in the Knowledge Factor. The conclusion is that the users have responded satisfactorily to the literacy newsgame which leads to understand that the game Learning Journalism can contribute with the teaching of journalistic writing. However, it has been concluded that in future studies it is necessary to carry out a learning assessment that can accurately measure whether journalism students can learn using a literacy newsgame. Also, it will be necessary to restart the Usability Engineering Lifecycle in order to advance in the gaps identified in the case study. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191139 |
Date: | 2018 |
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PTIC0038-D.pdf | 5.388Mb |
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