Title: | Integração de tecnologia na educação básica: um estudo de caso nas aulas de biologia utilizando laboratórios on-line |
Author: | Santos, Aline Coêlho dos |
Abstract: |
O uso de Tecnologias Educacionais no processo de ensino e aprendizagem tem proporcionado ao aluno novas formas de aprender. No ensino de ciências e biologia, por exemplo, estas ferramentas têm sido responsáveis inclusive pela possibilidade da oferta de aulas experimentais em escolas que não provêm de equipamentos físicos de laboratório. Dentro desse cenário, este estudo investigou sobre o uso de laboratórios on-line (remoto e virtual) integrados à Sequências Didáticas Investigativas (SDI), disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em aulas de biologia para o ensino médio. Procurou-se, dessa forma, identificar as percepções apresentadas pelos alunos após o uso da ferramenta proposta, respondendo a seguinte questão: ?Como o uso de laboratórios virtuais e remotos, integrados às sequências didáticas investigativas, podem aumentar a qualidade no ensino de Biologia na formação básica de alunos do Ensino Médio, melhorando sua motivação e interesse dentro do contexto escolar??. Para isso, foram construídas três SDI: (i) pigmentação foliar; (ii) impulsos nervosos; e (iii) histologia vegetal. Logo, realizou-se as aplicações da ferramenta nas aulas de biologia e efetuou-se a coleta de dados por meio de questionários que versavam sobre as percepções apresentadas pelos alunos quanto à usabilidade, aprendizagem, satisfação e utilidade, e que também exploravam suas opiniões sobre o uso da tecnologia educacional em questão. O tratamento dos dados deu-se por meio de escala likert de cinco pontos para as questões objetivas e análise SWOT das questões discursivas. Nesse sentido, foram realizadas 5 aplicações, totalizando uma amostra de 116 estudantes. Os resultados obtidos apontaram muitas opiniões favoráveis ao uso da ferramenta nas aulas de biologia, identificando uma tendência expressivamente positiva em relação a todas as percepções analisadas. Identificou-se percentuais de concordância muito superiores aos de discordância, compreendendo os benefícios gerados pelo uso de laboratórios on-line integrados à SDI no cotidiano escolar dos alunos.Dessa forma, esse estudo propõem que a proposta investigativa utilizada na metodologia de ensino juntamente com o uso de laboratórios on-line integrados em AVA contribui para a motivação do estudo da biologia e proporciona melhor compreensão dos conteúdos, tornando a aprendizagem mais eficaz e significativa. Abstract : The use of Educational Technologies in the teaching and learning process has provided students with new ways of learning. In science and biology teaching, for example, these tools have been responsible even for the possibility of offering experimental classes in schools that do not have laboratory equipment. Within this scenario, this study investigated the use of Online Laboratories (remote and virtual) integrated into the Investigative Didactic Sequences (IDS) available in Virtual Learning Environment (VLE), in biology classes for high school. In this way, we sought to identify the perceptions presented by the students after the use of the proposed tool, answering the following question: "How can the use of virtual and remote laboratories, integrated to didactic sequences of research, increase the quality of Biology teaching in basic education of high school students, improving their motivation and interest within the school context? " For this, three SDI were constructed: (i) foliar pigmentation; (ii) nerve impulses; and (iii) plant histology. Therefore, the applications of the tool were carried out in biology classes and data were collected through questionnaires that dealt with the perceptions presented by students about usability, learning, satisfaction and usefulness, and also explored their opinions about the use of the educational technology in question. The treatment of the data occurred through a five-point likert scale for the objective questions and SWOT analysis of the discursive issues. In this sense, 5 applications were carried out, totaling a sample of 116 students. The results obtained pointed out many opinions favorable to the use of the tool in Biology classes, identifying an expressive positive trend in relation to all the analyzed perceptions. Percentages of agreement that were much higher than those of discordance were identified, including the benefits generated by the use of online laboratories integrated with SDI in the school attendance of students. Thus, this study proposes that the research proposal used in teaching methodology together with the use of online laboratories integrated in AVA contributes to the motivation of the study of biology and provides a better understanding of the contents, making learning more effective and meaningful. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191135 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0036-D.pdf | 6.577Mb |
View/ |