Educação fora da caixa: uma análise de rede de um movimento de inovação na educação em Santa Catarina

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Title: Educação fora da caixa: uma análise de rede de um movimento de inovação na educação em Santa Catarina
Author: Silva, Renata Oliveira da
Abstract: Na educação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) permitem a formação do estudante ativo, protagonista na construção do seu conhecimento. A conectividade, possibilitada pela internet, trouxe fluidez às informações. Nesse contexto, também acontece à expansão da comunicação em rede. Com a flexibilidade amparada pelas TIC, as redes transformaram o cenário educacional através de atores mais conectados no progresso da informação. Considerando o desenvolvimento do ecossistema tecnológico e inovador catarinense, a pesquisa apresentou o objetivo de compreender como se constitui a rede Educação Fora da Caixa no estado de Santa Catarina e como ocorrem as suas coproduções. A rede investigada é formada pela tríade hélice governo, empresa e universidade. Neste contexto, importantes aportes teóricos embasaram e desenvolveram o objetivo da pesquisa. Portanto, a revisão bibliográfica considerou em sua temática assuntos como, redes e suas métricas, metodologias ativas na educação, educação em rede, TIC, inovação na educação, desenvolvimento do ecossistema tecnológico e inovador do estado de Santa Catarina (SC), ferramentas de análise de redes, entre outras construções teóricas. A pesquisa se constituiu como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. O método para a coleta de dados do trabalho se estabeleceu, principalmente, nas informações decorridas das entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 atores da rede pesquisada. Esses dados foram interpretados com base na análise de conteúdo dividida em categorias de Bardin (1977) e pela Metodologia de mapeamento de rede constituída de sete passos de Souza (2016). Os dados também foram coletados através da observação no local e pelo acesso a documentos públicos. Como um dos resultados da pesquisa, foi possível identificar como acontecem as relações na rede, sobretudo, pela relevante visão dos atores que a compõem. O presente estudo torna-se pertinente, pois nenhum trabalho, com esta temática específica, foi realizado nesta rede. Por conseguinte, entre as considerações traçadas na análise da rede, identificou-se que a rede apresenta a necessidade de formalização, no sentido de sua constituição legal. Esta possibilidade apresentou-se como uma maneira possível de fortalecer o movimento e ampliar as conexões da rede, bem como fomentar financiamentos para a evolução do movimento.Abstract : In education, Information and Communication Technologies (ICT) allow the development of a more proactive student protagonist in the construction of their knowledge. Connectivity, enabled by the internet, brought fluidity to information. In this context, the expansion of network communication also happens. With the flexibility supported by ICT, networks have transformed the education environment through more connected agents in the progress of information. Considering the development of the technological and innovative ecosystem of the city of the state of Santa Catarina (SC), the research stated the objective of understand how the Educação Fora da Caixa network in the state of Santa Catarina is constituted and how its co-productions occur. The network investigated is formed by the triad propeller - government, company and university. In this context, important theoretical contributions formed the foundation and developed the research objective. Therefore, the bibliographic review considered topics such as networks and their metrics, active methodologies in education, network education, ICT, innovation in education, technological and innovative ecosystem development of the state of SC, network analysis tools among other theoretical constructions. The research was conducted as a case study, with a qualitative and exploratory approach. The method for the data collection of the work was established, mainly, by the information obtained from the semistructured interviews carried out with 11 participants of the researched network. These data were interpreted on the basis of Bardin's (1977) content analysis, divided into categories and on the seven-step network mapping methodology of Souza (2016). Data were also collected through on-site observation and through access to public records. As one of the results of the research, it was possible to identify how the relationships in the network happened, above all, by the relevant viewpoint of the agents that are part of it. The present study becomes relevant because no work, with such a specific theme, was carried out in this network. Therefore, among the considerations outlined in the analysis of the network, it was identified that the network presents the need for formalisation, in the sense of its legal constitution. This possibility was presented as a possible way to strengthen the movement of and broaden the network connections, as well as to foster funding for the evolution of the movement.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191132
Date: 2018


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